quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TOP TIME TRAVEL MOVIES - parte 2/2

Vamos então à segunda parte dos melhores filmes com a temática de Viagens no Tempo!

- The Butterfly Effect (2004) - Efeito Borboleta, de Eric Bress & J. Mackye Gruber


Uma surpresa na altura que saiu, ganhou o estatuto de culto e merecidamente.

- Groundhog Day (1993) - O Feitiço do Tempo, de Harold Ramis


Autêntico clássico com o rei Bill Murray, que só pelo facto de acordar todos os dias (ou sempre no mesmo dia) ao som de I Got You Babe, merece um prémio.

- Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (2004) - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de Alfonso Cuarón


De longe o melhor filme do Potter, que depois dos fracos primeiros dois capítulos, me fez ver que afinal os putos deste século tinham aqui algo de especial!

- The Langoliers (1995) - Fenda No Tempo, de Tom Holland


Este está aqui porque é a adaptação do primeiro livro que li do Stephen King. Tem o mérito de ter 3 horas e não se notar o tempo passar. Os efeitos especiais dos "monstros" parecem ter sido feitos por um puto na escola primária.

- Looper (2012) - Reflexo Assassino, de Rian Johnson


O filme que é melhor à segunda visualização. O actor do momento (Joseph Gordon Levitt) em confronto com ele próprio (o seu "eu" do futuro) que é só Bruce Willis.

- Lost In Space (1998) - Perdidos No Espaço, de Stephen Hopkins


Este só o vi uma vez, e foi no antigo cinema do casino da Figueira. Nunca mais o revi, porque acho que iria estragar. Na altura, era só um puto de 16 anos, e lembro-me que adorei!

- Midnight In Paris (2011) - Meia-Noite Em Paris, de Woody Allen


Uma viagem ao passado, por Paris, quando esta era a cidade da verdadeira boémia. Hoje essa cidade não existe. Eu, que lá morei, sei bem disso. O melhor filme de Woody Allen em muitos anos.

- Pleasantville (1998) - A Viagem Ao Passado, de Gary Ross


Este é um dos meus filmes favoritos e menos conhecido. O saber utilizar o preto e branco hoje em dia não é para todos. Aqui é perfeito.

- The Time Machine (1960) - A Máquina do Tempo, de George Pal


O clássico que impulsionou o tema. Bela adaptação da obra do HG Wells.

- Timecop (1994) - Patrulha do Tempo, de Peter Hyams


Um puro Van Damme mas no ramo da ficção científica. E isso é sempre bom!

Tinha aqui mais um dos anos 60, mas se eu dissesse que se tratava de um filme com viagem no tempo, estragaria o seu twist final e seria um spoiler...

4 comentários:

  1. Desculpa lá, mas não concordo com o Harry Potter. Gosto mesmo muito tanto dos livros como dos filmes, mas a adaptação para filme deixou muito a desejar. Desde cenas trocadas da ordem a acrescentarem partes ao filme que nem sequer existiam, para mim, foi a pior adaptação.
    Não ponho em causa o talento (se assim quiseres chamar) dos "miúdos", nem dos efeitos especiais, nem dos actores que entraram neste filme. Mas tens melhores Harry Potter's - embora se tenha perdido alguma história, o 5º filme está melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e opinião!
      Claro que a minha opinião sobre os filmes do Harry Potter são sobre isso mesmo, os filmes (enquanto elemento isolado). Confesso que dos 7 (acho que são sete livros) só li por inteiro o do Cálice de Fogo. Comecei a ler o primeiro, mas admito que achei uma seca, pelo que parei ao final de poucas páginas.
      Por isso não posso dizer se é uma boa ou má adaptação porque simplesmente não conheço o livro.
      Enquanto filme em si, é o meu preferido dos 8 filmes. Foi a partir deste que vi uma evolução notória no elenco mais jovem (o que é normal).

      Um dia que leia os livros todos, se calhar vou ter outra opinião. Mas também acho que um filme não tem de seguir à risca tudo o que vem nos livros. :)

      Eliminar
    2. O comentário foi de boa vontade! :D
      Entendo perfeitamente a tua opinião dado que somente viste os filmes. O terceiro filme é onde talvez se note mais a evolução como actores, porque o director também teve por objectivo trabalhar com eles como jovens actores e não como crianças actores.
      Um filme pode não seguir tudo à risca, mas, quando perde algumas caracteristicas das personagens, falta alguma coisinha que os livros compensam...
      Entendo perfeitamente que não tenhas conseguido ler os primeiros livros - confesso que há uma certa ingenuidade, mas que se vai perdendo, tal como se perde na idade...

      E obrigada (algo como um obrigada gigante) por falares do «Groundhog Day» - estou à procura do nome à imenso tempo, pois aguçaram o meus interesse pela história, mas não disseram o título!

      Eliminar
  2. Todos os comentários são bem-vindos, mesmo para discordar com aquilo que digo aqui! Volta sempre :)

    ResponderEliminar