terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

TOP TIME TRAVEL MOVIES - parte 1/2

Ah, viagens no tempo.... um tema que pode correr tão bem no cinema, como tão mal... E é tão fácil ter os chamados "plot-holes". Ora, se eu estou aqui, vou atrás no tempo, e eu estou ali, como é que a mesma matéria pode estar em dois espaços ao mesmo tempo? Só de pensar nisso, dá-me dor de cabeça. Por isso é que quando vemos um filme deste género, temos de nos abstrair desses pontos, aproveitar a viagem, e deixarmo-nos levar. 
Hoje o tema do top é esse mesmo: viagens no tempo. Quais são os melhores filmes que abordam este tema. Não foi fácil reduzir a lista, pelo que hoje passarei em revista metade dos que tenho previsto. 
Ah, e parece que em 2014 saiu um muito bom com o Tom Cruise que eu ainda não vi (Edge of Tomorrow). Assim como há muitos que não vi.

- Army of Darkness (1992) - O Exército das Trevas, de Sam Raimi


Poderíamos chamar de Evil Dead 3, mas esta terceira parte das aventuras de Ash (Bruce Campbell) foge completamente ao terror dos dois primeiros filmes e lança a história para a época medieval. Um autêntico clássico série B, cheio de one-liners bestiais, que fizeram de Bruce Campbell um autêntico deus.

- Austin Powers: The Spy Who Shagged Me (1999) - Austin Powers: O Espião Irresistível, de jay Roach


A anarquia completa, nesta sequela das aventuras do espião britânico mais irresistível que James Bond. E entra na lista porque tem um dos melhores vilões da comédia, Dr. Evil. E é capaz de me fazer rir a cada vez que o vejo.

- Back To The Future (1985, 1989, 1990) - Regresso Ao Futuro, de Robert Zemeckis


Se há filme que define as viagens no tempo é este (mais as sequelas). Talvez a melhor saga de sempre. Sou incapaz de me fartar de ver isto. Não há muito a dizer. Ai de quem me contrarie!

- Blackadder Back & Forth (1999), de Paul Weiland


Para mim Blackadder foi a melhor britcom que vi... E sim, melhor que Monty Python. Excluiria apenas a primeira temporada, numa altura em que estavam ainda a experimentar o que fazer com o personagem. Rowan Atkinson é mestre. Este é um especial feito 10 anos depois do final da última temporada. Não é perfeita, mas foi um regressar às aventuras de Blackdder, Baldrick e outros personagens que abrilhantaram a série.

- Déjà Vu (2006), de Tony Scott


É entretenimento, num dos últimos bons filmes do Denzel Washington.

- Demolition Man (1993) - O Homem Demolidor, de Marco Brambilla


Stallone versus Wesley Snipes num ambiente futurista, com uma jovem Sandra Bullock à mistura, numa altura em que o Sly ainda dominava bilheteiras. O que se pode querer mais? Foi um dos meus preferidos filmes de acção da minha juventude. E só agora, 20 anos depois, é que percebi como funcionava aquela coisa das 3 conchas (que substituíam o papel higiénico).

- Donnie Darko (2001), de Richard Kelly


Um dos filmes de culto deste século! 

- Flight of the Navigator (1986) - O Voo do Navegante, de Randal Kleiser


Uma daquelas pequenas maravilhas para as crianças saída nos anos 80. A aproveitar o embalo de Os Exploradores.

- The Forbidden Kingdom (2008) - O Reino Proibido, de Rob Minkoff


Quem me conhece sabe que sou super-fã de Jackie Chan. E claro que juntar Chan a Jet Li era algo a ter em conta. O filme, com melhores argumentistas podia ter dado pano para mangas. Poderiam ter feito algo mais épico, em forma de trilogia. Sentiu-se que foi a despachar... Mas caramba, é divertido!

- Frequency (2000) - Frequência, de Gregory Hoblit


É possível fazer uma história bonita, sobre o amor entre um pai e um filho, metendo lá pelo meio este tema de viagem no tempo. Aqui ninguém viaja ao passado ou ao futuro. Essa "viagem no tempo" é feita através de um rádio que permite o contacto com o passado. E está tão bem escrito e comovente, que tinha de estar nesta lista.

Sem comentários:

Enviar um comentário