quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

DIE HARD (1988)


Há filmes que gostamos de ver sempre que passam. Eu tenho muitos exemplos.
Ora, o Canal Hollywood (o melhor canal de cinema português) vai passando clássicos que são obrigatórios a qualquer amante de filmes bons. Os restantes canais de cinema vão repetindo a merda que sai recentemente nas salas.
Ontem, quando chego a casa do trabalho, estava a dar Die Hard. E gajo que é gajo (expressão esquisita esta) tem de ficar a ver sempre que está a passar na televisão.
Críticas a este filme não vale a pena fazer. Tudo o que se precisa saber anda por essa net fora e é do senso comum.


- Bruce Willis, por mais papéis que faça na sua vida, será sempre o John McLane. Apaguemos da nossa memória o 4º e 5º filme da saga. A sério, quem nunca viu esses dois, nem sabe a sorte que tem. Aquela merda nunca aconteceu!
- Alan Rickman é dos melhores atores britânicos. Pode já ter feito inúmeros papéis memoráveis. O primeiro filme que fui ver ao cinema tinha Rickman como vilão, em Robin Hood (o do Kevin Costner). Para os mais novos será sempre o Prof. Snape do Harry Potter. Para mim e para a minha geração, Alan Rickman é Hans Gruber. Que vilão, que estilo! Aliás, todos os vilões são mesmo "bad-ass", ainda que saibamos que são todos carne para canhão. 
- Depois é um buddy-cop perfeito. Mesmo sabendo que McLane está sozinho no Nakatomi (o prédio), tem cá fora o parceiro com quem cria uma ligação como poucas. Reginald VelJohnson (que só o vi a fazer papel de polícia bonzinho) é o Al - que no final salva McLane.


Cenas memoráveis: quase todas. Todas as piadas em situações extremas. O morto no elevador com o famoso "Now I have a machine gun". A cena do "perú no forno" - na conduta. O "shoot the glass". Quando McLane encontra Gruber e este se faz passar por vítima. O enforcamento com correntes do gajo louro. O soco da gaja ao jornalista. E podia continuar aqui a enumerar todas as cenas do filme.


Depois veio Die Hard 2 e Die Hard: With a Vengeance. Ambos clássicos dos anos 90!


A cereja no topo do bolo: depois de acabar este Die Hard (e com um intervalo de um filme) apanhamos o Robocop. Como posso ir dormir quando estão a dar estes filmes???

Sem comentários:

Enviar um comentário