quarta-feira, 3 de maio de 2017

UNDER SIEGE (1992)

WELCOME TO THE REVOLUTION


Ah, Steven Seagal... esse monstro da representação. E se hoje o nome dele é sinónimo de gozo e brincadeiras, o que é certo é que no início dos anos 90, Seagal acompanhava os outros monstros do cinema de acção, com Stallone e Schwarzenegger à cabeça. Hoje em dia anda a fazer filmes ao pontapé, daqueles que saem directamente para "vídeo". Só no ano passado, tem sete filmes no CV.
Mas eu sou fã do gajo e dos seus filmes ali até entrar no século XXI. E claro, o melhor é e será este Under Siege.


E o que é que faz este filme ser aquilo a que eu gosto de chamar de "filme do caralho"? É o que vamos ver.

Antes de mais, este filme respira anos 90 por todos os poros. Gajo sozinho dá cabo de pelotão de vilões. Esse gajo é um herói de guerra. No fim, todos aqueles chefões da Marinha que estão sentados a ouvir o que se passa batem palmas como se tivessem feito alguma coisa para resolver a situação. Isto é uma espécie de guia para estes filmes de acção dessa década. 
Aqui temos um elenco do caraças, cheio de estilo. Não bastava ter o Seagal (aqui sem o famoso rabo de cavalo), como arranjamos Tommy Lee Jones e Gary Busey como maus da fita. E uma loiraça (Erika Eleniak) made in Playboy, para não haver só pilas no filme.
Bem, e se percebemos logo que Gary Busey é um dos maus da fita (aquela cara não engana ninguém), o que dizer de Tommy Lee Jones com aquele ar tresloucado e rockeiro. Ainda hoje adoro a personagem e desempenho do actor.
A história é básica: a bordo de um dos navios de guerra mais famosos de sempre da Marinha norte-americana, o USS Missouri, um ex-CIA toma de assalto o navio e faz refém os tripulantes. A bordo há as ogivas nucleares do costume, mas também o cozinheiro de serviço, Casey Ryback. Acontece que, curiosamente, o cozinheiro é "só" um ex-Seal, primeiro sozinho e depois com a ajuda de alguns tripulantes, resolvem a situação.


Mais coisas a realçar no filme:
- A Miss July 1989 começa como medricas para logo depois ser uma bad-ass capaz de manusear qualquer arma. Aprende rápido a menina. (Extra: o par de mamas que apresenta e que andava a desfilar em Baywatch).
- Casey Ryback em modo MacGyver, na criação de bombas caseiras e afins.
- Tommy Lee Jones aguenta uns minutos numa luta de facas contra Seagal. É sempre bom acrescentar coisas credíveis ao filme.

No geral, é um clássico do género realizado pelo gajo que mais tarde nos daria O Fugitivo. A sequela veio 3 anos depois e trocou o navio por um barco. Mas em relação a esse, esperemos uns dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário