terça-feira, 2 de maio de 2017

GUARDIANS OF THE GALAXY: VOL. 2 (2017)


Há uns anos saiu aí um filme da Marvel que metia ETs, uma árvore, um guaxinim armado em bad-ass. Tinha tudo para correr mal e ser um fiasco. Acontece que os filmes da Marvel não conseguem ser fiascos. Podem ser maus, mas são sempre enormes sucessos de bilheteira. E se este deu certo, qualquer coisa pode dar. A ajudar tinha uma daquelas bandas-sonoras a apelar à nostalgia, muito retro. A sequela tinha de vir. E veio.
Está aí o Vol. 2 e os ingredientes são os mesmo. Acontece que o factor da novidade já não existe, logo a aposta teria de ir para a história.
E começo logo pela parte negativa. A narrativa não corresponde ao resto do filme. Toda a história em torno das baterias roubadas e da paternidade do Starlord parece-me completamente banal. Mesmo o Kurt Russell merecia um papel diferente. Depois há a constante "necessidade" de fazer ligação ao mundo MCU, com alguns cameos de personagens que o espectador casual não vai apanhar ou perceber. Esse é um mal de todos os filmes deste universo, e será só algo negativo para quem não é conhecedor deste mundo.

É  POSSÍVEL QUE HAJA UM OU OUTRO SPOILER

Mas James Gunn sabe fazer um blockbuster com alma. Apesar de dizer que a história principal ser banalíssima, há aqui muito sumo, nomeadamente com os personagens. Há um desenvolvimento mais aprofundado dos personagens. Ficamos a conhecer ainda mais cada um deles. Adoramos toda a interacção entre eles. Há sempre um sorriso ou riso na cara, porque a boa disposição impera. É óbvio que sabemos que, por exemplo, o Baby Groot está construído de tal forma que somos completamente emocionalmente manipulados por tanta fofice. Um pouco mais e explodimos com tanta fofura num personagem.


SPOILER SPOILER SPOILER
Mas além dos 5 principais, este filme ainda junta mais uns quantos. E se Mantis parece ser a parceira ideal para o Drax (não sei se isso vai acontecer no futuro), Yondu mostra ser um grande bad-ass. Tive pena do desfecho, pois era alguém que queria ver nos próximos filmes. Mas teve uma despedida digna.
E já agora, é bom que haja mais Stallone no próximo filme. É que chamá-lo para vir fazer duas cenas curtas, e sem nada de especial é muito pouco. Deu a entender que foi uma espécie de introdução, por isso, espero que assim seja.

No geral, é um filme feito com coração, um blockbuster com mais conteúdo que 99% dos blockbusters que saem todas as semanas. Tem os seus defeitos, mas são compensados com aquilo que quero num filme dos Guardiões: ver os personagens principais interagir. Se essa parte for bem escrita, isso para mim basta-me para um filme deste género.

TOP MCU até ao momento:

2º Captain America: The First Avenger
Guardians of the Galaxy Vol. 2
8º Thor
10º Iron Man
11º Doctor Strange
15º Iron Man 2

Sem comentários:

Enviar um comentário