quarta-feira, 19 de outubro de 2016

RAIDERS OF THE LOST ARK (1981)


Poderei ser polémico, mas estou a cagar-em para isso, pois ser polémico faz parte de mim, mas Os Salteadores da Arca Perdida é o segundo pior filme da saga de Indiana Jones. Para as pessoas que teimam em dizer que o quarto filme (O Reino da Caveira de Cristal) não existe, então este Salteadores é o pior filme da trilogia. Mas ser o pior desta trilogia é o mesmo que ser o melhor que tudo o que saiu antes e depois no que respeita a filmes de aventuras.
Confesso que não tenho recordação da primeira vez que tive contacto com Indiana Jones. Nem sei se o primeiro filme que vi da saga foi o primeiro. O que eu sei é que vi e revi a trilogia vezes sem conta. À semelhança da trilogia Star Wars e Back To The Future, esta faz parte do restrito lote que é revisto uma vez por ano.


O que mais recordo deste primeiro filme foram os primeiros 15 minutos. A primeira vez que vemos o herói, saído das sombras, de chapéu e chicote em riste. Sabíamos ali que estávamos perante algo especial. E depois, ainda nessa cena: que raio de tecnologia existia há milhares de anos para terem sistemas de segurança quase infalíveis e mortais? Foda-se, aquilo eram espinhos, bolas de pedra gigantes, armadilhas no chão, sistemas de pesagem perfeitos (aquela cena onde o Indy troca a estatueta por um saco de areia), etc. E depois, aranhas, muitas aranhas e outros bichos nojentos, esquisitos e medonhos. Vão lá para o raio que os parta, mas em toda a saga há bicharada. Quase parece o BBC Vida Selvagem.
O filme é aventura pura e do melhor e mais inteligente que há. Cheio de cenas memoráveis: ninguém esquece a cena em que o Indy dispara um tiro ao gajo que estava armado em bom com a espada. Ninguém esquece a cena no final onde nazis derretem depois de abrirem a arca. E ver nazis derreter tem sempre o seu encanto. Mesmo os nazis que estão a ler este comentário têm de admitir que é algo bonito de se ver.
E depois é um filme bem representado. Harrison Ford é o herói que TODA a gente gosta. Se calhar há um ou outro nazi que não aprecia, mas quanto a esses não posso fazer nada. Mas Ford é uma espécie de "everyday man", um super-heróis mas sem essa coisa do "super".

Em jeito de conclusão, é um filme para se ver em família. As raparigas gostam, os rapazes também. Os pais gostam e as mães também. As avozinhas adoram e os avôs igual. Mas eu disse no início que este é o pior da trilogia. Se me pedirem para explicar esta afirmação eu acho que não consigo. Talvez seja o que mais me aborrece. Deve haver ali uns 5/10 minutos mais aborrecidos pelo meio, o que o torna o menos "rewatchable", mas ainda assim quase quase quase perfeito.

Já agora, porque raio o Indiana Jones usa óculos enquanto dá aulas e no resto do filme não?


Sem comentários:

Enviar um comentário