sexta-feira, 15 de abril de 2016

MIDNIGHT EXPRESS (1978)


Está provado cientificamente que a CMTV faz mal ao cérebro. Nomeadamente por causa das notícias. O modelo que adoptaram para dar notícias tem de envergonhar a classe jornalística do país. No entanto, e vá-se lá saber porquê, é o jornal mais lido e visto do país. O tuga gosta de um bom crime. Ora, por obrigação profissional sou obrigado a ver (de vez em quando) esse canal de televisão. E num destes dias, apanhei à noite de madrugada um filme a sério. Normalmente as madrugadas são ocupadas com o cinema erótico-badalhoco. No entanto, nesse dia passou cinema convencional.
Um gajo começa então a ver este filme. Bolinha vermelha, como que a avisar que vem ali violência. É o que se quer. Mas só no cinema. Na vida real não é preciso. 
Parece que é uma história baseada em factos verídicos. Hoje em dia, essa paneleirice do "based on a true story" só serve para me afastar. Prefiro não saber. Até porque normalmente é sempre treta. Mas aqui o caso era outro. Um gajo passou mesmo uns tempos numa prisão turca por tentar sair do país com droga. Correu-lhe mal e foi parar a uma bela prisão.
O filme é isso mesmo. Filmes de prisões. Pode-se mesmo dizer que é um género. E há um rol de filmes bons dentro deste género. Desde mais dramáticos, a filmes mais de acção. E depois há este Midnight Express. Violento mas que nos deixa agarrado à cadeira de início ao fim. E começa de forma arrebatadora. Toda a cena no aeroporto turco em que o gajo é apanhado é de cortar a faca. E ajuda "música"/som das palpitações do coração. Uma pessoa sabe que o gajo vai ser apanhado, mas mesmo assim estamos ali num suspense. Está filmado de tal forma que parece que somos nós próprios ali a viver aquela cena. E como esta há mais ao longo do filme, que culmina na fuga final. 


Claro que ficamos com uma visão do povo turco um pouco distorcida, mas "who cares"? Talvez os turcos não apreciem tanto, mas caramba, que filmaço. 
Parece que o filme foi nomeado a uma série de Oscares, inclusive o de melhor filme. Numa altura em que nomeações queriam dizer alguma coisa. Perdeu, mas também não foi para um filme qualquer. Perder para o The Deer Hunter não envergonha ninguém. (Perder para o Chicago é que pode ser vergonhoso, não é Scorsese, ou perder para o Shakespeare in Love, não é Spielberg?)

Tenho a certeza que quem gosta deste filme, vai adorar Midnight Express.

Sem comentários:

Enviar um comentário