segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

WHIPLASH (2014)

Uma viagem à loucura e obsessão.


Um filme sobre um professor e seu aluno... Quantas vezes já não vimos isso?? Já houve bons filmes e já houve outros que eram uma autêntica merda. 
Este claramente entra na categoria de bons filmes. Qual a razão principal? Pois, a dupla principal de actores é 5 estrelas e é isso que neste filme se destaca. Nenhum dos dois quer ser a estrela. cada um tem o seu espaço, e quando contracenam, brilham em conjunto. 
Temos um aluno (Miles Teller - ainda vamos ouvir falar neste nome mais vezes) que quer ser o maior da sua aldeia a tocar a bateria. No conservatório apanha um professor (J.K. Simmons) com uma metodologia um pouco peculiar: ao final de dois minutos na sua primeira aula, o aluno ia levando com uma cadeira nos cornos. Uma espécie de psicopata que humilha os alunos de forma a puxar por eles para que estes dêm o seu melhor.
Bem, o filme está construído de tal maneira, que em parte alguma nos aborrecemos, como tantas vezes acontece. É eléctrico! Acaba por ser um pouco prevísivel, mas nem isso nos tira a vontade de estar colado ao ecrã! 
Sobre a música em si, mesmo não sendo o maior fã do jazz, isso não prejudicou em nada. Mesmo as pessoas que não gostem, vão saber apreciar o filme, que é mais um trabalho de actores.
Resumindo, não será um filme perfeito para nota máxima, mas anda lá perto. E isso hoje em dia não é fácil!


PS. Sou só eu a achar o Miles Teller muito parecido a um jovem James McAvoy?

2 comentários:

  1. É um rico filmezinho sim senhor, se calhar o meu preferido de 2014. Montagem frenética e super sincronia. Um belo exemplo de obsessão, Dr. House em professor de bateria.

    ResponderEliminar
  2. É bom que vão aparecendo estes filmes assim porque já ando farto de maus filmes! Um final de ano que não é muito normal: com alguns bons e óptimos filmes.

    ResponderEliminar