quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

LIBERDADE ???????

Sátira: "técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança."

Vivemos tempos esquisitos neste mundo ocidental. Por um lado apregoamos à liberdade de expressão, por outro ficamos ofendidos se alguém faz uma piada sobre o benfica.
Quem me conhece sabe a minha opinião sobre o humor: ou seja, para mim não há limites. Tanto me posso rir com alguém que brinca (diferente de "gozar") com a diferença entre homens e mulheres (as mulheres que fazem stand-up tendem muito a usar este tema), como alguém que brinca com uma doença séria. Piadas religiosas então, para mim é bom material de humor. 
Posso me rir de uma piada sobre alguém que morreu. Quantas piadas não ouvimos mal se soube da notícia da morte do Carlos Castro? 
Isto tudo para dizer: NÃO HÁ LIMITES... poderá sim, existir o bom gosto ou não... Mas mesmo aqui, depende da visão de cada um. Só eu sei o quanto fui atacado porque uma vez publiquei no facebook uma piada que brincava com a doença do cancro.
Por isso ficar ofendido porque alguém brincou com alguma coisa que me é querida é só parvo! Posso não gostar, mas não posso ficar ofendido.
O caminho para aceitar uma piada (no sentido mais lato da palavra) é saber rir de nós próprios. 

O que se passou ontem (dia 7 de Janeiro) em Paris é gravíssimo! Trata-se de um vil atentado à liberdade de expressão, que tantos séculos demorou a ser conquistada no mundo ocidental. Sabemos bem, que por esse mundo fora isso ainda não acontece. Lembro os mais distraídos que estamos em pleno século XXI. 
O jornal francês Charlie Hebdo, que surgiu por altura do Maio de 68, satiriza, brinca com tudo o que podemos imaginar. Seja à esquerda ou à direita, católicos, muçulmanos, etc. 
O que dois filhos da puta fizeram ontem, mais não foi que um acto terrorista. Pois não passam de dois terroristas como existem tantos por esse mundo fora. Apregoam que vingaram o profeta. Não conheço o islamismo a fundo para saber se o profeta quereria ser vingado. A desculpa das dezenas de virgens que os esperam no além também não pega porque eles continuam por cá, infelizmente. E ter dezenas de virgens à espera também não é muito bom. Tenho a certeza que esse acto terrorista apenas dará mais força a todos os humoristas, caricaturistas, cartoonistas, etc. E a todos os outros, que lutam para acabar com a liberdade de expressão: IDE-VOS FODER!

Por isso, vou arriscar a vida e acrescentar aqui duas das capas do Charlie Hebdo. Quem se sentir ofendidinho que se acuse!



Sem comentários:

Enviar um comentário