quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

UNIVERSAL SOLDIER (1992) - recordando Dolph Lundgren

Vamos lá começar a ronda de recordações do Dolph Lundgren oldschool. E começo por um em que é "apenas" o actor secundário. Mas no início dos anos 90, se havia um filme do Van Damme, então o belga era sempre o actor principal e os restantes eram relegados para segundo plano.


Antes de mais o título português: porque razão não traduziram o título original à letra?? Soldado Universal seria um título mega-cool. Optaram antes por "Máquinas de Guerra". Eu até percebo. Naquela altura, um puto como eu (tinha 10 anos) via qualquer coisa que tivesse as palavras "máquinas" e "guerra" no título. Mas foda-se, um filme chamado Soldado Universal era logo muito mais chamativo, mesmo para um petiz, caixa de óculos... ah esperem, só comecei a usar óculos na universidade. 
Confesso que já não me lembrava do filme. Revi-o agora, por razões de nostalgia. Ando numa fase que prefiro ver o cinema xunga dos anos 80/90 que qualquer potencial "oscar-winner" de agora, que normalmente só me aborrece e me dá sono. Ao rever, é que fiquei a saber que era do Roland Emmerich, num tempo em que fazia filmes sem serem sobre catástrofes. Parece que está agora a trabalhar nas sequelas do ID4.
O filme em si é aquilo que se espera de um filme em que o argumento é: "Luc and Scott were killed in Vietnam, but the army has a secret project for reanimating dead people as near-perfect soldiers." (in imdb.com) Isto traduzido por miúdos, é uma espécie de Terminator mas sem aquelas tretas das viagens no tempo.
É mau? Se eu for um crítico do Público ou do Expresso, tenho de dar a famosa bola preta ao filme, mas caramba, é tudo aquilo que um puto na puberdade pode querer (supondo que o público alvo deste filme são rapazes cheios de borbulhas que nunca viram o corpo nú de uma mulher sem ser na net/tv/revistas).
Eu sei que o filme é mau, mas diverti-me a vê-lo. Por isso missão cumprida!


PS: Há uma cena em que a gaja jornalista (não me lembro do nome) "inspecciona" o corpo despido do Van Damme à procura de um dispositivo de localização que era dispensável.

Sem comentários:

Enviar um comentário