quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ciclo Burton - Edward Scissorhands (1990)

Sinopse
«Era uma vez um castelo no topo de uma colina, onde vivia um inventor cuja maior criação é o Eduardo. Apesar deste possuir um carisma irresistível, não é perfeito. A trágica e súbita morte do inventor deixou-o incompleto e dotado de afiadas tesouras em vez de mãos. Eduardo vivia sozinho na escuridão até ao dia em que uma vendedora de Avon o adoptou, passando a viver com a família desta. E assim começou a fantástica aventura no paraíso chamado Suburbia.
De Tim Burton, realizador de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Marte Ataca, chega-nos um inesquecível conto de fadas sobre o menos usual dos personagens.
Com Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest e Vincent Price como o Inventor.»        in dvdpt.com
Este foi o primeiro filme que vi do Burton. Na altura não percebia nada de cinema (se calhar agora também não), mas uma pessoa tinha de ficar maravilhada com aquilo que estava a ver. A começar pela banda sonora que acompanha o genérico inicial. Aqueles "uhuhuhuh" fazia-nos transportar para um mundo à parte. E depois começava e estávamos confortavelmente instalados naquela cidadezinha colorida que contrastava com a mansão do Inventor. Depois somos apresentados a esse personagem tão invulgar, adorável e ao mesmo tempo épico que é Edward.... O filme depois trata a adaptação de Edward ao mundo "real" e vice-versa. E nesse mundo real estão lá todos: a matriarca que o adopta, a filha por quem se apaixona e cujo namorado ciumento é o despoletador de alguma revolta, a solteirona tarada mais as cuscas todas do bairro, etc.... e de vez em quando lá vamos sendo brindados com músicas do Tom Jones.
No final temos uma espécie de perseguição, como ao monstro do Dr. Frankenstein. Um final que é capaz de amolecer até a alma mais fria que veja o filme.
Resumidamente, este foi em tempos um dos meus filmes favoritos.
PS. Por muitos bons papéis que o sr Depp faça, dificilmente chegará à perfeição deste. Já agora, para quando um personagem "normal" para o Johnny?

NOTA: 5/5 (deverá ser o único filme do Burton com nota máxima)

1 comentário:

  1. É capaz de ser também o meu preferido de Burton (o Big Fish está muito perto ainda assim). E é como dizes, toda aquela atmosfera, aquela ambiência, tão própria de Burton (que acontece em quase todos os seus filmes, o que é de salutar), conferem uma aura muito especial, que acaba por ofuscar, aqui mais do que nunca, qualquer falha.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar