quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ciclo Burton - Ed Wood (1994)

Sinopse:
«Um filme sobre a vida e o trabalho do lendário "pior realizador de todos os tempos", Edward D. Wood Jr., que se concentra no período mais conhecido da sua vida, a década de 1950, quando ele realizou Glen or Glenda (1953), Bride of the Monster (1955) e Plan 9 From Outer Space (1959).
Uma abordagem que não esquece o seu travestismo e a sua tocante amizade com a outrora grande mas então desempregada estrela de filmes de terror Bela Lugosiin cinema.sapo.pt
E numa altura em que Tim Burton fazia um tipo de cinema mais pessoal, eis que surge uma pequena pérola, que segundo dizem foi um fiasco de bilheteira. Na crítica foi diferente pois foi unanimemente bem aceite, ganhando uma série de prémios, entre os quais Globos de Ouro e Oscares da Academia.
Pessoalmente, acho que se trata de um dos melhores biopics que vi. Confesso que antes de ver o filme pouco sabia sobre a vida do realizador aqui retratado, que depois de morrer foi considerado o pior realizador de todos os tempos.
O que deve ser realçado no trabalho de Burton foi a capacidade de não cair na tentação de caricaturar a figura de Edward Wood. O trabalho de Johnny Depp também deve ser destacado pela capacidade de transmitir a vontade, o orgulho que Wood tinha dos seus filmes. Ele que se comparava a Orson Welles.
Para acabar uma palavra sobre Martin Landau, aqui num dos seus melhores papéis da carreira, na pele de Béla Lugosi. Que bela performance...
Isto tudo resultou na vontade de ver uns quantos filmes de Ed Wood!
NOTA: 4,5/5

4 comentários:

  1. Sem dúvida, um grandioso filme do Burton. Uma valiosa homenagem ao pior realizador de todos os tempos (título que nunca percebi, para dizer a verdade).
    Já não vejo este Ed Wood há muito tempo. Um dia tenho de o voltar a disfrutar... até porque sempre compensa esta fase de tanta genialidade, perante o fraco actual estado do realizador que só nos faz perder tempo com as suas não confiáveis mega-produções-disney-vazias... (e o mesmo para o Johnny Depp, é claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmente é uma fase dourada para Burton! O título de pior realizador de todos os tempos creio que pegou logo depois de ter falecido... creio até que foi uma publicação sueca que o deu (mas sem certeza).... interessante depois também é ver os filmes retratados neste biopic!
      Cumps.

      Eliminar
  2. Descobri
    Vi
    Tornou-se logo no meu filme favorito! O orgulho que tenho de ter o DVD na minha estante!
    É estranho como tão poucos conhecem o filme tendo em conta que é do Tim Burton e com o Johnny Depp.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. existe edição portuguesa do filme?? é que nunca encontrei à venda... a edição que tenho vem de França

      Eliminar