terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ciclo Burton - Beetlejuice (1988)

Sinopse
«O que fará um casal fantasma yuppie quando a sua tranquila e acolhedora Nova Inglaterra é invadida por refinados nova iorquinos?
Contrata um "bio-exorcista" em part-time para assustar os intrusos. E todos levam pela medida grande!
O realizador Tim Burton junta-se a Michael Keaton em Beetlejuice - Os Fantasmas Divertem-se. O resultado? Uma comédia notável, onde dois mortos não querem ficar mortos e alguns vivos os querem no mundo dos mortos. O selvagem empenho de Michael Keaton neste filme e em Limpo e Sóbrio, valeu-lhe em 1988 o prémio de Melhor Actor, atribuído pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema.
Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder e Sylvia Sidney oferecem-nos actuações do outro mundo, aos quais se juntam o fantástico design de produção do filme, a banda-sonora de autoria de Harry Belafonte e uma irrepreensível caracterização dos personagens, vencedora do Oscar da Academia para Melhor Maquilhagem.»       in dvdpt.com
Ainda antes de Johnny Depp, Michael Keaton era o actor-fétiche de Burton. Neste filme, ele tem o desempenho da sua vida (confesso que não vi os filmes todods do actor).
A minha relação com este filme é estranha. A primeira vez que o vi, ainda catraio, achei engraçadito e tal, mas nada de especial. Passados anos, vejo aqui tanto talento junto, que é deste Burton que tenho hoje em dia saudades. Cenas como a da "Banana-Boat song" (quem viu o filme deve saber do que falo e se não viram, ide ao youtube) marcaram e são ainda hoje hilariantes, mesmo depois de ver muitas vezes.
Não o considero o melhor filme do realizador, mas é sem dúvida um grande filme, com as marcas todas que distinguem Burton.
NOTA: 4/5 (às vezes poderá chegar ao 4,5)

Sem comentários:

Enviar um comentário