quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ciclo Burton - Batman (1989)



Sinopse
«Em Gotham City, um cavaleiro das trevas conhecido como Batman ajuda a derrotar o mal e a manter a salvo os cidadão da cidade.
Quando Jack Napier é transformado na encarnação do mal, o Joker, e promete dominar a Gotham City, só Batman poderá detê-lo antes que seja tarde demais.»          in cinema.sapo.pt
O herói mais negro (dos que conheço) do mundo dos comics teve aqui finalmente um filme à altura do seu estatuto.
Confesso que o Batman nunca foi o meu super-herói favorito (esse lugar está reservado para o Superman), mas no que respeita  a cinema, nunca nenhum o superou. Seja com Burton ou com os recentes filmes do Nolan, este herói foi muito bem tratado em filme (esqueçamos que existe o Batman & Robin).
Deste Batman tenho de dizer que é daqueles que quantas mais vezes o vejo, mais eu gosto dele. As marcas do realizador estão lá, as influências também. O ar gótico da cidade faz-me lembrar o cinema impressionista do início do século XX. Depois temos um Keaton sóbrio, de low-profile, como o personagem exige. O ar por vezes cartoonesco do filme só lhe dá ainda mais qualidade.
Um filme que vi (com olhos de ver) tarde na minha vida, mas que ganha a cada visualização!
NOTA: 4,5/5

2 comentários:

  1. Este é um filme bastante mais importante do que parece e do que parecia na altura. Foi a primeira vez bem sucedida que se abordou um lado mais negro aos super-herois, num ambiente visual gótico e enebriante. O filme consegue ainda artísticamente cumprir homenagem á primeira aventura de Batman, a 1ª criação de Bob kane (que é uma aventura curta mas incontornável valia). Só mesmo no fim da história é que ficamos a saber quem é a pessoa que se veste como Batman (e na história é deixado com surpresa). Burton joga com isso desde o inicio do filme e este Bruce Wayne comporta-se algo dandy como nessa história. Enfim e sobre o Joker, há genialidade em airosamente associar a responsabilidade da morte dos pais (uma liberdade de Burton, que a usa de forma poética até).
    Ressalvo ainda as ideias visuais que deixou para os filmes de super-heróis: desde este filme que as vestimentas deixaram de ser em ridículos fatos de nylon.
    E o tema da banda-sonora... ainda hoje é icónico!

    Nem digo mais nada. Gosto mesmo muito. 9,5/10

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! é bom ler comentários/opiniões de quem percebe realmente do assunto em questão!

      Eliminar