quarta-feira, 2 de maio de 2018

FRIDAY THE 13TH: THE FINAL CHAPTER (1984)

E eis que chegamos àquele que é, talvez, o melhor filme da saga. E porque razão este é o melhor de todos? Devido a cerca de várias coisas (gosto muito desta expressão).Para o comum dos mortais, que confunde todos os filmes e por isso "são todos iguais", basta dizer que este é o filme que tem o Corey Feldman ainda puto. E já agora o George McFly, ou melhor, o Crispin Glover.
Mas vamos aos pontos que fazem do quarto filme da saga o melhor dos mais de 10.
Antes de mais, e uma das razões principais, o regresso de Tom Savini à caracterização e efeitos especiais. Nota-se uma evolução em relação aos anteriores, nomeadamente nas mortes. Claro que a história não é nova, mas caramba, não é o que se pede. Não queremos grandes questões sobre a vida. Queremos Jason Voorhess, queremos malta para servir de carne para canhão. E é isso que nos é apresentado. E temos o Tommy, um personagem recorrente em alguns filmes da saga. Ele é aqui apresentado, e é um puto geek, que, por algum motivo, tem um um fascínio por máscaras. Curiosamente, e ao contrário dos miúdos actores dos anos 80, este nem é um personagem irritante. É só um puto. O Crispin Glover continua com o seu jeito meio totó, meio esquisito. O "dead fuck", como é chamado pelo amigo, tem uma cena a dançar que é tão WTF que curtimos aquilo.


Outro ponto positivo neste filme, em relação aos anteriores, é a maior abundância de mamas rabos e sexo. E já se conhece a regra: mostras as mamas ou fodes com alguém, é sinal para o Jason os apanhar.
Este filme tem depois um tom mais negro: mais cenas nocturnas, mais cenas de chuva. E já disse que tem mais mamas? 

Depois joga com alguns clichés e vai contra outras regras do cinema: quando alguém pergunta pelo saca-rolhas e não o encontra, é porque esse saca-rolhas vai servir uns segundos depois para o Jason espetar essa pessoa. Vem nos livros... Por outro lado, mata o animal doméstico lá do sítio. E já se sabe que (normalmente) cãezinhos e gatinhos não podem morrer. O Jason está a cagar-se para isso.


Ainda sobre o Jason, posso comparar este filme ao clássico de Spielberg, Jaws. Como no Jaws, durante quase todo o filme apenas tínhamos alguns vislumbres do tubarão, aqui passa-se o mesmo. Temos muitos planos na sua perspectiva, mas nunca o vemos na sua magnitude. Só mais para o final. Curti essa opção de realização.

O final do filme é bestial, com o puto Tommy a rapar o cabelo e a mascarar-se ou caracterizar-se, ou seja, faz o jogo do 1º filme (se não se lembram ide ver).

Resumindo e concluindo, mais negro mas com cenas cómicas, umas mortes bestiais, fazem este filme o melhor.
 TOP Friday the 13th (até ao momento):
Friday the 13th: The Final Chapter (1984)
1º Friday the 13 Part 2 (1981)
2º Friday the 13 Part 3 (1982)
2º Friday the 13th (1980)

Sem comentários:

Enviar um comentário