quarta-feira, 25 de abril de 2018

FRIDAY THE 13TH PART 3 (1982)


Vamos lá continuar com a maratona de Sexta-Feira 13. Porquê? Sei lá... porque me apetece.
Chegamos ao terceiro tomo desta saga, e com ele, algo de completamente diferente e inovador. Estou a brincar. É mais do mesmo... o que não é obrigatoriamente mau. Mas vamos lá ao filme propriamente dito.
Começa com o final do filme anterior, para nos mostrar que, surpresa das surpresas, afinal o Jason não morreu. Depois começa o massacre: aparece um casal de javardos que serve só para aumentar o body-count. É então apresentado o novo grupo, ou melhor, "carne para canhão". Há o casal que vai para o acampamento para pinar, o casal de ganzados (quer dizer, são todos uns ganzados), há a gaja para comer, o puto parvo que tem uns caracóis de fazer inveja ao Marco Paulo, e a final girl do costume. O grupo vai para o acampamento, existe lá um desaguisado com uns punks (tão na moda nos anos 80), etc. Mais uma vez, servem apenas para aumentar o número de mortes no filme. 
Uma coisa que reparei, é a insistência em apanhar gajos a cagar quando o Jason está por perto... De realçar que nenhuma das vítimas apanhadas a cagar limpou o cu quando se levantou.
(Peço desculpa pelo aparte)


Voltando ao grupo: o puto parvo anda o filme todo (pelo menos até à sua hora) a fazer a brincadeira estúpida do "Pedro e o Lobo", ou seja, finge que é vítima, até ao momento em que é realmente vítima e a pessoa que o encontra não acredita. Estava-se mesmo à espera. Aliás, o realizador tomou a opção de não mostrar a morte dele, como que à espera que nós acreditássemos que ele estava a brincar. Para isso funcionar, teria de ser feito mais subtilmente. Mais um aparte: o puto parvo é importante, porque a máscara de hóquei que o Jason usa no resto da saga é dele. Acho que até foi por mero acaso que a máscara surgiu. 

Vamos lá às coisas que gostei no filme. O filme não muitas mortes memoráveis, no entanto há três que gosto bastante e que fazem uso do 3D (o filme todo tem cenas desnecessárias só para realçar o 3D). Há uma gaja que leva com um arpão no meio do olho. Bom. A outra é das mais famosas, quando o Jason aperta a cabeça ao grandalhão de serviço até lhe saltar um olho. E a minha preferida é simples e eficaz. Por alguma razão parva, há um tipo que gosta de caminhar enquanto faz o pino. Claro que isso é aproveitado e Jason dá uma catanada no meio das pernas a esse gajo. Brutal.


O filme tem um tom mais "fun", o que leva a que não se leve a sério. Aqui queremos ver Jason a chacinar pessoas. Por isso não temos grande desenvolvimento e envolvimento das personagens. Esses personagens estão no filme para serem mortos. 
Depois há pequenos detalhes que enriquecem o filme. O Jason ainda é humano. Ele grunhe muito com dores, coxeia... e de vez em quando parece que está a gozar com os personagens, não se limitando a matá-los. 
Um pormenor giro do filme foi a pequena homenagem ao Tom Savini, mestre e técnico dos efeitos especiais e caracterização do primeiro filme. O gajo é mesmo conhecido por ser o "Gothfather of gore". 

Um pequeno trivia só para acabar: este filme fica para a história por ter sido o filme que destronou, depois de meses, ET do primeiro lugar do box-office

Um filme para fãs de slasher e de Jason Voorhees.

TOP Friday the 13th (até ao momento):
1º Friday the 13 Part 2 (1981)
Friday the 13 Part 3 (1982)
2º Friday the 13th (1980)

Sem comentários:

Enviar um comentário