sábado, 8 de abril de 2017

HARRY POTTER AND THE GOBLET OF FIRE (2005)


HARRY POTTER 4 ou THE RISE OF VOLDEMORT

Vamos lá continuar com a maratona Potter. Uma série de filmes que comecei por não gostar muito, mas que entretanto me habituei a gostar.
Este quarto filme corresponde também ao único livro da saga que li de início ao fim. Sendo sincero, eu também não tentei ler mais nenhum (além do primeiro).

Ora, este filme é aquele que é talvez mais animado, com mais acção. Isso porque grande parte da história se centra na prova "desportiva" que envolve um aluno de cada escola. Curiosamente, e mesmo que fosse contra as regras, o Harry Potter representa Hogwarts, além do quebra-corações do Cedric Diggory (Robert Patinson antes de andar a comer meninas pálidas nos Twilights). 
Mas este quarto filme é mais que isso. É uma espécie de Harry Potter à la John Hughes. Um "coming of age movie". Começam a aparecer os primeiros amores, paixões, ciúmes. Ou seja, é um filme que trata a idade parva da adolescência. E depois há lá um búlgaro com ar de bad-boy que deixa as meninas húmidas. Lá pelo meio há ainda um baile de gala, que mais serve para a Emma Watson fazer uma espécie de casting para representar (este ano de 2017) na Bela e o Monstro. Aqui já se percebe que casalinho vai acabar junto no fim. Já o Harry Potter anda lá embeiçado pela menina com ar asiático, vai ao baile com outra que não interessa, e tem a Ginny apaixonada por ele, mas que nos entretantos anda a experimentar outros sabores. A certa altura parece que Ginny ficaria junta com o Longbottom. Estes amores e desamores davam para 5 temporadas dos Morangos Com Açúcar. Como esse não é o foco do filme, mas sim o torneio e a ascensão de Voldemort, despachamos isso em algumas cenas. 


O que realmente interessa é o torneio. E quanto a isso, devo confessar que achei as provas emocionantes. Desde andar a fugir de dragões, passando pela prova debaixo de água e terminando no labirinto, todas elas foram interessantes. 

No geral, é o filme com mais emoção, onde não damos pelo tempo passar. E está cheio de momentos de humor. Os miúdos ficam cada vez mais interessantes, e o facto de manterem sempre os mesmo actores nos papéis secundários, conseguimos criar laços com todos eles. 

TOP Harry Potter até ao momento:

1º The Prisoner of Azkaban
2º The Goblet of Fire

Sem comentários:

Enviar um comentário