terça-feira, 18 de abril de 2017

ENEMY (2013)


SPOILERS

De vez em quando aparecem-nos filmes que nos fazem pensar. Eu sei que isso é uma coisa chata: ter de reflectir para tentar dar algum sentido a um filme. Foi o que aconteceu com este Enemy. Filme que não é muito fácil de apanhar à primeira. Confesso que tive de pensar bastante para ter algum tipo de teoria sobre o que acabei de ver. 
Um dos realizadores da moda em Hollywood por estes tempos, pegou há uns anos numa obra do nosso Saramago (O Homem Duplicado - que nunca li) armou-se em David Lynch misturado com Nolan dos primeiros tempos e levou-o ao grande ecrã. 
Como disse, não é um filme fácil. Há uma porrada de simbolismos que não são fáceis de apanhar, ou seja, o típico filme mindfuck. Confesso que não era isso que estava à espera. A única coisa que sabia do filme era que havia um tipo (Jake Gyllenhaal) que ao ver um filme, descobre que um dos actores é um sósia seu. 


SPOILERS

Mas o filme é MUITO mais que uma história de um sósia. Aqui jogamos com o subconsciente do Jake, e a forma como ele joga com esses dois egos (professor de História VS actor). Uma viagem ao mundo da sua mente. No geral é um filme que aborda vários temas, desde o medo do compromisso, à traição e como o Jake não consegue resistir à tentação. Depois há aranhas gigantes que vemos no subconsciente do gajo, que parecem simbolizar a mulher. 
Trata ainda o "controlo" e "ditadura" (temas que aborda nas suas aulas de História). De forma mais aprofundada até poderia relacionar esse controlo com o seu medo de assumir compromissos e daí colocar sempre à prova a sua própria fidelidade para com a mulher. 
Claro que em última análise, trata depois outra etapa, como a culpa e redenção. Mostra-se arrependido de tal forma que consegue expulsar o ego adúltero da sua mente. pelo menos de forma aparente, pois o filme termina com um daqueles finais WTF. 
A cena final assustou muita gente. Foda-se... o que era aquilo. Não tem o típico happy-ending. Apesar de ter conseguido expulsar um dos egos, à primeira tentação (a chave para o sex-club), ele tem uma "recaída". 

Eu sei que está um texto confuso, mas não consigo "endireitar" a coisa. Deverão existir outras interpretações para o filme. Esta foi a minha. E muito mais há a dizer, mas ainda estou a recuperar daquela filha da puta da aranha.

E já agora, é mais um papelaço para o Jake Gyllenhaal. O gajo só tem feito papéis dignos de todos os elogios possíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário