terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

SPLIT (2016)


Há uns meses apanhei um trailer de um filme que me pareceu interessante. Um tipo com múltiplas identidades que sequestrava 3 adolescentes. Era esse o ponto de partida. Acontece que esse filme era "o novo filme de Shyamalan". Pois, porque esse conceito de "o novo filme de Shyamalan" já foi algo visto como um acontecimento. Depois deu tantos tiros no pé, que perdeu a sua credibilidade.

Bem, antes de avançar com o filme propriamente dito, tenho de alertar para a possibilidade da existência de spoilers. Porque é muito complicado fazer uma reflexão sobre o filme e não revelar alguns pormenores da história.


Como tinha dito, aqui um homem (James McAvoy), que sofre de identidade múltipla, rapta 3 adolescentes. Dessas 3, uma é a protagonista (Anya Taylor-Joy) e só lá está por acidente. É ela que vamos conhecendo melhor, através de uns flashbacks. Já o raptor, vamos conhecendo alguns dos 23 alter-egos, e como ele se vai transformando. A psiquiatra fala mesmo em possíveis alterações físicas. Já ele vai referindo a chegada de um 24º alter-ego, que depois sabemos que é "The Beast".
O filme vai correndo como um filme de rapto "normal". Bom mas "normal".
Até que se dá a primeira revelação que é a chegada desse Beast. James McAvoy transforma-se num ser que trepa paredes, tem força sobre-humana, etc. E se para muitos, esta mudança tão abrupta (ainda que fossem dadas pistas nas consultas) poderá não cair bem, para outros é genial. E genial porque nos apercebemos que não estamos perante um thriller normal, mas num género diferente. Este parece ser um filme de super-heróis e vilões. Completamente atípico, mas dentro deste género. E a prova final disso dá-se mesmo no fim.


MEGA SPOILER da revelação final

Afinal, este filme passa-se todo no universo do Unbreakable, o filme que tinha Bruce Willis como super-herói e Samuel L. Jackson como vilão. E a cena da revelação pode deixar muitos fãs do filme histéricos de excitação. O que foi o meu caso. Mal começa a música que nos é familiar e reconhecemos de Unbreakable, conseguimos prever o que vai acontecer. E o cameo do Bruce Willis no finalzinho é tão bem encaixado. Claro que o espectador comum nem vai perceber a referência e o porquê de estar ali o Bruce Willis. O filme já tem mais de 15 anos e só totós como eu conseguem associar. Mas foi tão bom.

O filme tem depois cenas que são realmente boas, e tem no Hedwig (alter-ego criança) o comic-relief. Ver James McAvoy a dançar ao som de hip-hop é muito engraçado; e soltar a frase "You might be pregnant now" depois de beijar a raptada.

Bem, numa altura em que o cinema é povoado por filmes da Marvel e outros super-heróis, é bom ver algo refrescante no género. Sim, porque este filme serviu como "origin-story" de um vilão (The Beast), que espero ver enfrentar David Dunn (Bruce Willis) num filme futuro. Depois há mais questões lançadas para o futuro, nomeadamente o que acontecerá com a miúda. Porque eu quero voltar a vê-la. Por um lado pode vir a juntar-se a David Dunn na luta contra o mal, por outro, não ficaria descabido de todo se The Beast a recrutasse.
É um mar de oportunidades que espero que Shyamalan não desperdice.

Agora vou ter de rever este Split à procura de mais detalhes que me tenham escapado. Há ali muita coisa a perceber ainda.


TOP Shyamalan até ao momento:

1º Signs
1º The Sixth Sense
 Unbreakable
Split
5º The Visit
6º The Happening
7º The Village
8º The Last Airbender
9º Lady in the Water
10º After Earth

Sem comentários:

Enviar um comentário