sexta-feira, 25 de novembro de 2016

CAPTAIN AMERICA: THE FIRST AVENGER (2011)


Faltava apresentar um super-herói nesta coisa do universo da Marvel e Avengers, e ainda bem, porque parece que guardaram o melhor para o fim. Sim, porque este filme é até agora, de longe, o melhor. Não percebo nada de História dos comics. Sei que existe uma espécie de rivalidade entre a DC Comics e a Marvel, desde sempre. Ora, e se a DC criou o mais emblemático e icónico super-herói da história, o Superman, a Marvel não se queria ficar atrás. Também eles queriam ter um copinho de leite, cheio de moralidade e que funcionasse como símbolo. E se a DC criou um alien vindo de Krypton, a Marvel foi buscar um soldado franzino e encheu-o de esteróides. Nada significa mais "moralidade" que o uso de esteróides. Mas isso agora não interessa nada.
Aqui temos mais uma origin-story. Temos um tipo que quer, à força, alistar-se no exército e ir combater os alemães na Segunda Guerra Mundial. Chumba sempre nos testes, mas o gajo é tão patriota que quer mesmo arriscar a vida na frente de batalha. E estamos a falar de um gajo com cerca de 20 quilos e mais doenças que uma concorrente da Casa dos Segredos. Só que há lá um velho, que está a trabalhar num projecto científico (Stanley Tucci) e vê nele a coragem, bondade e teimosia necessária para servir de cobaia. Temos ali uma pessoa com corpo de miúdo de 8 anos, franzino mas com voz de homem. Ao início, isso até soou estranho. E não sei como o fizeram, mas o corpo dele estava muito realista. As cenas do treino acabam por ter muita piada. 


Depois toma os esteróides, e torna-se numa espécie de super-soldado com um six-pack que faz humedecer muitas garotas. 
Pois, mas o que faz o exército quando dispõe de um super-soldado, mais rápido e forte que qualquer ser-humano? Manda-o para a frente de batalha para derrotar os nazis? Não, nada disso. Veste-lhe umas roupas ridículas, com as cores americanas e vai fazer uma tour, tal estrela de rock pelo país. Torna-se numa espécie de fantoche, símbolo de propaganda, a tentar convencer pessoas a comprar acções. Nada como boas ideias.
Entretanto, ele farta-se disso e vai salvar umas dezenas de soldados que estavam detidos pelas forças inimigas, mesmo contra as ordens dos superiores. A partir daí há uma montagem (aquelas cenas típicas dos anos 80 em filmes como os do Rocky) com algumas missões do Capitão América e companhia.
Ah, no meio disto tudo anda por lá o vilão que só quer destruir tudo. E mesmo sendo o cenário a Segunda Guerra Mundial, o vilão aqui não é o Hitler, mas sim o Mr. Smith, ou melhor, o Red Skull (referência ao vilão de Matrix, interpretado por Hugo Weaving). Ainda estou na dúvida em relação à caracterização do vilão. Não sei se aquilo parece só ridículo, se parece ridiculamente divertido. Acaba por ser um bom vilão, mas por causa de Hugo Weaving. Ele já era a única coisa positiva do Matrix, já tinha sido um grande anti-herói no V For Vendetta, e aqui volta a estar em destaque.
Para mim, este acaba por ser o filme da saga que melhor faz a ligação aos Avengers e a esse universo. As coisas não parecem caídas de para-quedas e de forma fluída se relacionam com os outros filmes. 


Resumidamente, é o filme mais divertido e menos aborrecido até ao momento. Gosto do facto de se passar praticamente todo, à excepção da cena final, nos anos 40. É um filme mais que patriota, mas caramba, o gajo tem "América" no nome. 
Se formos ver a "profundidade" da mensagem, ela pode não ser muito bem interpretada. Sempre ouvimos dizer que o que está dentro de nós é que é o mais importante, mas isso para o Steve Rogers não funcionava bem assim. Foram precisas umas injecções com um produto esquisito para o tornar naquilo que se tornou. Se bem que, bem vistas as coisas, são as suas características muito nobres que o tornam no símbolo que é.
Ah, pontos negativos para o sub-aproveitamento de Tommy Lee Jones.

Nota final: preferia que este personagem desse antes origem a uma série em vez de fazer parte do MCU. Gostava de ver as aventuras e missões do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Assim ao género do Major Alvega.

TOP MCU até ao momento:
Captain America: The First Avenger
The Incredible Hulk
Thor
Iron Man
Iron Man 2

(Próximo filme: The Avengers. Na altura em que o vi, sei que era o mais aborrecido e fraco de todos. Vamos ver se mantenho essa opinião ou se mudo, como já o fiz nesta maratona.)


Sem comentários:

Enviar um comentário