segunda-feira, 28 de novembro de 2016

THE AVENGERS (2012)


SPOILERS

Vamos lá então ao final da chamada Phase 1 da MCU. Andaram anos a fazer filmezinhos de super-heróis, com easter-eggs lá pelo meio, de forma a juntar tudo num bolo. Os cinco filmes anteriores são uma espécie de ingredientes que no fim resultam (para já) neste The Avengers. No entanto, por vezes podemos ter os melhores ingredientes do mundo, que nem sempre resultam num grande produto. Toda a gente tem acesso aos ingredientes da Coca-Cola, mas a receita secreta fica com eles. Aqui, o que se passa é um bocado isso. Os cinco ingredientes (filmes) anteriores já não eram grande espingarda, e por isso, dificilmente resultariam num grande filme. O "grande" aqui só se for na duração. São 2 horas e 20, mas parecem muitas mais. O maior problema do filme é que é uma grande salganhada e tem uma primeira parte aborrecida. E depois é tudo à grande. Há uns anos, havia no futebol uma equipa que chamava de galáctica. Tinha os melhores jogadores do mundo. Mas isso não queria dizer que tinham a melhor equipa. Há muitos egos a tratar e a conjugar. 
O filme começa com Nick Fury (Samuel L. Jackson) e tentar reunir a equipa. O que nos lembra logo à partida todos os filmes anteriores. É ele um dos pontos de conjugação. O agent Coulson, que nos anteriores andava mais numa de fazer presenças, tem agora mais destaque. E o que é que lhe acontece quando tem mais destaque. É morto, só para não ser mais um. E é pena, porque era dos meus personagens preferidos. Pelo menos é morto pelo Loki. E se é para morrer, que seja às mãos do maior vilão.
Depois anda lá a Robin do How I Met Your Mother (Cobie Smulders). Ainda não sei bem o papel dela, mas anda por lá a fazer cão de fila do Nick Fury.
Entretanto, reaparece o Loki, que tinha morrido no filme do Thor. Vai lá às instalações da SHIELD, porque descobriram um artefacto que serve de portal entre mundos. Mata uns quantos e "transforma" o Hawkeye em mau, assim como um cientista, que ao fim ao cabo ninguém quer saber. 
Passamos para a Black Widow (Scarlett Johansson). E ainda bem, porque até aqui, o filme mais parecia a festa da mangueira. 
Vem depois a introdução dos heróis propriamente ditos: Hulk, Capitão América e Iron Man. O Thor ficou para mais tarde, quando o Loki já tinha sido apanhado. Ou seja, não tivesse aparecido o Thor para estragar tudo e o filme tinha acabado logo ali. 
Como já tinha dito, um dos problemas do filme é que é tudo à grande e uma das provas disso é aquele veículo tipo porta-aviões mas que voa. Deve ter um nome mas não o reti. Em comparação, esse porta-aviões é uma espécie de USS Enterprise e o Nick Fury é o Cap. Kirk (referência a Star Trek).
Claro que um dos pontos positivos do filme é o Loki (Tom Hiddleston). Apesar daquele ar meio franzino, a presença dele intimida. Kneel before me diz ele a uma série de alemães. E é impressão minha, ou isto foi uma espécie de "roubo" à DC Comics quando Zod diz o mesmo à população da Terra? 
Como tinha dito, aparece o Thor para estragar tudo. E há ali uma luta entre ele e o Iron Man que mais se assemelha a uma birra de crianças. Parecem uns putos a brigar no recreio da escola. 
Depois há ali uma parte que é só conversa que não interessa ao menino Jesus lá no porta-aviões. E ainda por cima é longa essa parte. O Iron Man continua nas suas birras, desta vez com o Capitão América
Depois começa a acção a sério. E é quando o Hulk acorda e faz mossa. O Loki escapa e mata então o agent Coulson. Ficam todos muito tristes, apesar de terem morrido mais umas dezenas de agentes. O Hawkeye fica bom outra vez e começa a batalha com os flying monkeys e todos os monstros que saem do portal, aquele habitual raio azul no céu. (Há uma quantidade insana de raios que vêm do céu nestes filmes).
Essa batalha final é demasiado over the top. Para aqueles que acusaram o filme do Man of Steel de demasiada destruição na cidade, aqui passa-se o mesmo. Milhares de pessoas morrem naquela destruição toda, mas parece que isso não importa nada. 
No final, o Iron Man arma-se em mártir para mostrar que afinal também é humano e não tão egocêntrico. Esta cena resultaria ainda mais, se ele morresse mesmo. Mas pronto, o Hulk salva-o e acorda-o com o grito. Fim de filme e está feito.


O filme é mau por diversas razões. E essas razões podem ser as mesmas pelas quais muitos o adoram. Uma palavra que define o filme é para mim "demasiado". Há demasiadas personagens. Há demasiado a acontecer. Demasiado CGI. Demasiado barulho. Demasiado grande. Demasiado tudo. E depois o Robert Downey Jr que sofre do "síndrome Johnny Depp" e a culpa não é dele. O Johnny Depp quando apareceu nos Piratas das Caraíbas como Jack Sparrow era o maior. Depois de alguns filmes aquilo começou a cansar. E o mesmo se passa com este Tony Stark. Tem piada no início, mas já cansa o personagem dele e o protagonismo que tem.

Ainda assim tem algumas coisas positivas. Achei engraçados alguns gags no filme, nomeadamente relacionados com o Hulk. "We have a Hulk"/ "I'm always angry". A cena em que o Hulk quase desfaz o Loki vale o filme.  
A Scarlett Johansson é sempre um regalo para a vista, e vê-la lutar vale bem a pena. Gostava que o Hawkeye, apesar de ser uma espécie de Katniss Everdeen, tivesse mais destaque. 

No geral, acho que os filmes funcionam melhor isoladamente. Tentarem à força que todos os filmes tenham ligação acaba por pôr em causa o valor que cada um poderia ter.

TOP MCU até ao momento: 
Captain America: The First Avenger
The Incredible Hulk
Thor
Iron Man
The Avengers
Iron Man 2

(Próximo filme: Iron Man 3 e o início da Phase 2)

Sem comentários:

Enviar um comentário