quinta-feira, 9 de julho de 2015

TOP JACKIE CHAN (Chan Kong-Sang)


Existem actores que definem géneros. Ora, o género de "filmes de porrada" é um género normalmente associado ao público masculino (tenho de ter cuidado com as generalizações). E é um género tão legítimo como um dramalhão qualquer.
Depois, dentro dos "filmes de porrada" há vários sub-géneros. Centro-me hoje nos filmes de arte-marciais. Creio que estamos de acordo, se eu afirmar que existe um antes e depois de Bruce Lee. Os anos 60 e início dos 70 foram dele. Um gajo oriental conseguir estabelecer-se como super-estrela em Hollywood e a nível mundial não é fácil. Acontece é que Bruce Lee partiu muito cedo com uma morte que ainda hoje dá que falar. Partiu cedo mas deixou um legado difícil de repetir ou igualar. 
Ora, muitos actores e cineastas tentaram repetir o que Bruce Lee tinha conquistado. Os actores adoptavam nomes semelhantes, estilos parecidos, filmes com títulos quase iguais. O kung-fu entrou num vazio de substância. NENHUM chegou sequer aos calcanhares do que o Big-Boss tinha conseguido. 
Ora, nos anos 70 um jovem natural de Hong Kong começou uma carreira assim. Chan Kong-Sang começou como duplo de filmes de artes marciais, incluindo filmes do próprio Bruce Lee.  Depois da morte de Bruce Lee, produtores asiáticos tentaram fazer dele o novo Bruce Lee. Não conseguiram. Até que Chan Kong-Sang toma uma atitude. Vira tudo do avesso e tenta algo diferente. Mudou o nome para Jackie Chan e adoptou um estilo completamente diferente de Lee. Fã de Buster Keaton, Chan introduziu a comédia nos seus filmes, nas suas coreografias. Jackie Chan é conhecido ainda hoje por ser o mestre a utilizar todo o tipo de objectos nas coreografias que cria. E o que é certo é que isso pegou. O ano de 1978 foi o da mudança. Nesse ano Jackie Chan entra no mapa do cinema asiático com dois mega-êxitos (Drunken Master e Snake in the Eagle's Shadow). A partir daí é o que se sabe. Conseguiu ao longo de quase 40 anos de carreira, com mais de 100 filmes no CV o estrelato que merece. É talvez o actor mais adorado a nível mundial. 

A minha relação (salvo seja) com Jackie Chan já é longa. Num tempo antes do tempo, a RTP 2 tinha uma rubrica que era o "5 Noites 5 Filmes". Ou seja, num tempo em que a televisão portuguesa passava filmes a horas decentes, cada semana representava um tema. Nessa semana o tema era "Jackie Chan". E só filmes do início de carreira do actor. Ora, foi o suficiente para ficar fã. Eu era um puto tímido, via muitos filmes repetidos. Adorava, como qualquer miúdo com um brinquedo novo, ver vezes sem conta os mesmos filmes. Nessa semana preparei algumas cassetes de vídeo virgens para gravar os filmes. Depois lá vinha o ritual de arrancar a palheta da cassete como que a proteger futuras cópias por cima das gravações (nada que um bocado de fita-cola não resolvesse). Colocar o autocolante com o títulos e arquivar na prateleira. Se algum puto de 15 anos estiver a ler isto deve pensar que estou a falar em código.
Infelizmente hoje em dia essas cassetes devem estar perdidas. Nem me recordo bem quais eram os filmes. Eram umas dobragens em inglês meio suspeitas. Ora, eu não aprecio dobragens. Só consigo aceitar uma dobragem se for para a nossa língua, senão não faz sentido. Ou seja, tenho a dobragem e legendas... Não funciona. 
Isto tudo para dizer que foi a partir daí que me tornei fã. Hoje em dia é fácil (mais ou menos) conseguir ver toda a filmografia do actor. Não sou de coleccionar coisas mas há um objectivo que pretendo atingir um dia: completar a colecção (seja em DVD ou Bluray) de Jackie Chan. Ainda falta muito, mas já lá estão uns 30/40 filmes. 

Por isso, em tantos filmes seleccionei 14 filmes. São os filmes que aconselho a quem nunca viu um filme do actor. Mesmo assim, deixei muitos de fora.
Notas: ordem cronológica; títulos em inglês e português (alguns filmes têm vários títulos, mas só escolhi o que conheço).

- DRUNKEN MASTER (1978) - O Grande Mestre dos Lutadores


- SNAKE IN THE EAGLE'S SHADOW (1978) -  O Grande Combate


- DRAGON LORD (1982) - O Dragão Invencível Ataca


- PROJECT A (1983) - Os Piratas dos Mares da China


- POLICE STORY (1985) - O Incorruptível


- ARMOUR OF GOD (1986) - O Guerreiro de Deus


- MIRACLES (1989) -  A Rosa da Sorte


- POLICE STORY 3: SUPERCOP (1992) - Supercop, A Fúria do Relâmpago


- LEGEND OF THE DRUNKEN MASTER (1994) - O Mestre Invencível


- RUMBLE IN THE BRONX (1995) - Jackie Chan nas Ruas de Nova Iorque


- RUSH HOUR (1998) - Hora de Ponta


- NEW POLICE STORY (2006) - Polícia em Fúria


- THE FORBIDDEN KINGDOM (2008) - O Reino Proibido


- SHINJUKU INCIDENT (2009)



Sem comentários:

Enviar um comentário