terça-feira, 7 de julho de 2015

INSIDIOUS: CHAPTER 3 (2015)


Filmes de terror norte-americanos com qualidade, daqueles mainstream, são escassos no panorama actual. É tudo mais do mesmo. Feitos para agradar a putos com uns "jump-scares" e nada mais. O pessoal vê isso e no final acabou-se. Não há mais nada. Não se fica com aquele arrepio na espinha durante um dia inteiro. Não perdemos o sono por causa do filme de terror.
Ora para mim, um filme de terror tem de ter um pouco mais. Atenção que eu vejo esses filmes maus todos. O TERROR é um género que me agrada. Seja ele mais slasher ou mais "psicológico" (falta-me uma melhor palavra).
Mas aqueles que me ficam na memória, aqueles que eu considero de excelência, são os filmes que me tiram o sono com medo de um pesadelo. São aqueles que me fazem levantar os pelos da nuca ao longo do filme. Não com um susto em particular, mas com o ambiente que alguns filmes conseguem criar. Vemos o Exorcista e não apanhamos nenhum susto durante o filme, mas conseguimos "borrar" as cuecas com o ambiente criado. (O "borrar" foi em sentido metafórico). Isso sim é terror em estado puro.
Bem, isto tudo porque saiu este ano mais um capítulo dos filmes INSIDIOUS
O primeiro, confesso que caiu de para-quedas. Esperava mais um filme de possessões de casas/crianças. No entanto, dentro do género é um dos meus preferidos deste século. Apanhei valentes cagaços. Como o filme teve um relativo sucesso, claro que sequelas não se fizeram esperar. O dois é mais do mesmo, mas em menos bom! 


E como as prequelas estão na moda, eis que o Chapter 3 é uma prequela. Se bem que não existam muitos pontos comuns com os filmes anteriores. Aliás, apenas serve de prequela para apresentar a personagem Elise e como formou a equipa de "exorcistas" com os dois nerds. 
O bom destes filmes, e uma das coisas que tem feito funcionar é o elenco. Quando se tem bons atores, uma história muitas vezes vista antes acaba por se realçar. Seja o pai viúvo, a miúda perseguida pelo demónio ou os "exorcistas".
Depois acaba por fazer uso eficaz do som e banda-sonora.


Claro que o filme sofre de ser mais do mesmo. Mas se ficarem por aqui, ficam muito bem. Ou seja, ficamos com uma trilogia que começou em grande, mas que manteve um nível médio nos outros dois, não indo para a mediocridade, como muitos filmes e sagas de terror (allo Paranormal Activity).

Sem comentários:

Enviar um comentário