terça-feira, 26 de maio de 2015

DEMOLITION MAN (1993)


Directamente saído dos meus guilty-pleasures favoritos de todo o sempre. Um daqueles clássicos de acção que só pode ter sido feito nos anos 90. 
A minha relação com este filme vem do tempo longínquo do VHS. Este era daqueles que só devo ter alugado uma vez, porque logo a seguir consegui gravar o filme numa "lotação esgotada" da RTP. E depois foi ver e rever e rever outra vez.. Perdi a conta às vezes que vi o filme, até porque, verdade seja dita, sempre que está a dar na televisão (bendito canal Hollywood) lá o fico a ver.
O que poderia querer um puto cheio de borbulhas a meio dos anos 90. Ora, eu deveria ter uns 12/13 anos quando vi o filme pela primeira vez. E nessas idades o que gostávamos de ver no cinema?? Uma palavra: PORRADA. Ora, o tio Stallone era o maior naquele tempo. A rivalidade "Stallone/Schwarzenegger" estava ao rubro. E quem agradecia essa luta eram os putos como eu. Mesmo que os filmes venham com a famosa bolinha vermelha (só para adultos), nós papávamos tudo. 
Ora, era porrada que queríamos ver e era porrada que tínhamos. Neste caso, a porrada vinha apimentada com ficção científica, comédia e ........ Sandra Bullock ainda tenrinha.

PORRADA


A acompanhar Stallone, temos um vilão preto (ou deverei dizer "afro-americano" para não ferir susceptibilidades) interpretado por Wesley Snipes. O gajo é um daqueles bad-guys das artes marciais. Como vem das artes marciais, dizem as lendas que tiveram de abrandar os golpes, pois eram demasiado rápidos. 
A porrada neste filme é da boa. Tudo à grande. Até a explosão no início do filme é das maiores e mais espectaculares que se fizeram em cinema, sem ser na treta do digital!!

SANDRA BULLOCK


Gostamos sempre do ar de "girl next door" que a mulher tinha. Novinha, cheia de sex-appeal, mas com ar de que podia ser nossa vizinha. 

COMÉDIA


Quase que me atreveria a dizer que este filme é perfeito no que respeita a comédia. Um problema recorrente de filmes de comédia é não terem graça porque falham numa coisa básica que é o "timing". Existem tantos momentos de comédia e sempre certeira. Até o Rob Schneider consegue ter piada neste filme. E o que o Stallone consegue é gerir esses momentos todos, tendo realmente piada. Vejam a química com o vilão: 5 estrelas. As cenas de tricot. As referências a um Schwarzenegger presidente dos EUA. A cena de sexo. As "one-liners" ao pontapé ( "You're gonna regret this the rest of your life... both seconds of it"). As tentativas da personagem da Sandra Bullock com as expressões idiomáticas do séc. XX. As 3 conchas. A máquina que multa por palavrões. ETC ETC ETC


Por tudo isto e muito mais, vamos esquecer que este filme está carregado de plot-holes. Esses não interessam nada!


Sem comentários:

Enviar um comentário