terça-feira, 12 de junho de 2012

Ciclo Spielberg - The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn (2011)


Resumo:

«O mundialmente amado jovem repórter Tintin e o seu impetuoso e fiel cão Milou - personagens icónicos criados por Hergé - ganham vida neste sucesso internacional, As Aventuras de Tintin. Depois de descobrir o modelo de um barco que tem dentro de si um segredo explosivo, Tintin e os seus amigos descobrem-se nas malhas de um diabólico vilão. Do alto mar às areias dos desertos do Norte de África, cada volta e reviravolta da história envolvem o espectador num nível cada vez maior de excitação, perigo e aventura para toda a família.» in dvdpt.com

Antes de mais devo dizer que sou um seguidor acérrimo do universo criado por Hergé. E como fã da BD, estava em pulgas para saber o que seria desta adaptação. Sabia que estava em boas mãos, aliás, quando se tem Spielberg e Jackson à cabeça, sabemos que não podemos ficar indiferentes, eles que são dos realizadores mais minuciosos e perfecionistas no detalhe que conheço. E o que me apraz dizer depois de ter visto, primeiro no cinema e agora em DVD, sobre o filme. Ficou muito perto da perfeição.
Quando comparam Tintin a Indiana Jones não é à toa. Isto é aventura pura do melhor que se fez este século. Só faltou, em certas cenas, ouvir a música icónica do Indiana
Depois, tecnicamente o filme está um must. O detalhe da animação (nem sei se poderemos dizer que é animação) é assombroso, tal a perfeição. 
É uma adaptação muitíssimo fiel às obras e ao espírito de Tintin.
O maior ponto negativo (se é que posso apontar algum) é mesmo a língua. Mas isso é para mim. Eu cresci a ler os livros em francês, a ver a série animada em francês, a reconhecer os nomes dos personagens em francês. Por isso, ouvir chamar o Milou de Snowy, os Dupond e Dupont de Thomson e Thompson é estranho. Mas é um ponto negativo que se perdoa, pois da mesma forma que eu cresci a ler em francês, quem fez o filme cresceu a lê-los em inglês.
(Já não perdoo é na edição em dvd não ter a opção de o audio ser em francês (até porque tem numa série de línguas).

Nota: 4,5/5 (mas chega facilmente ao 5/5)

1 comentário:

  1. Graças aos torrents, consegui rever o filme na versão falada em francês :D

    ResponderEliminar