quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ciclo Spielberg - War Horse (2011)


Resumo

«Cavalo de Guerra começa com uma comovente amizade entre um cavalo de nome Joey e um rapaz de nome Albert, que o doma e treina. Quando são forçados a separar-se, o filme segue a extraordinária viagem do cavalo e o seu percurso na guerra, mudando e inspirando as vidas daqueles que com ele se cruza - a Cavalaria Britânica, soldados alemães e um agricultor francês e a sua neta - antes de a história atingir o seu clímax em pleno campo de batalha em Terra de Ninguém. A Primeira Guerra Mundial é vivida pelos olhos deste cavalo - uma viagem de alegrias e tristezas, amizade verdadeira e aventura. Cavalo de Guerra é uma das grandes histórias de amizade em tempos de guerra - um bem sucedido romance transformado num espectáculo que invadiu as salas de teatro internacionais com grande sucesso e que já está na Broadway. Uma adaptação épica de um dos melhores realizadores da história do cinema.» in cinema.sapo.pt

E que brilhante forma de terminar este ciclo dedicado a um mago do cinema moderno. Confesso que estava reticente em relação a este filme. Histórias de animais não me cativam, por isso fui de pé atrás ver este filme. E não poderia estar mais enganado. Pegando (mais uma vez) na guerra como pano de fundo, Spielberg filme de forma brilhante uma história tão simples quanto comovente. A história de um cavalo, que cavalgou nos dois lados da guerra, e o seu dono, incansável na sua procura. Cenas que saltam para o lote de cenas marcantes do cinema (o cavalgar nas trincheiras, a cena na Terra de Ninguém). 
Um épico (na verdadeira acepção da palavra) à moda antiga. Não o achei assim tão lamechas como muitos o pintam. Destaque óbvio para a fotografia, que é genial.
O maior ponto negativo é mesmo a língua. Para quê falar sempre em inglês?? Se são alemães, falem alemão. Se são franceses, falem francês. Pelo menos não teríamos sotaques esquisitos durante o filme.
Resumidamente, para mim, um clássico instantâneo.

Nota: 4,5/5 

Sem comentários:

Enviar um comentário