quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TOP - ROBOTS

Depois de ver recentemente o Real Steel, filme que mistura Rocky com robots, lembrei-me de fazer uma retrospetiva na minha cabeça de mais filmes onde a figura do ciborgue é central. Existe um sem número de filmes sobre esta matéria. Desde os primórdios do cinema que o ROBOT fascinou cineastas e apreciadores do género.

1º - Artificial Intelligence (2001)


2º - Wall-E (2008)


3º - RoboCop (1987)


Metropolis (1927)


 5º - The Iron Giant (1999)


6º - I, Robot (2004)



2 comentários:

  1. Top muito interessante e que permite reflectir sobre estas personagens fantásticas.
    Contudo, há incongruências aqui. A primeira começa no próprio Robocop. Mas eu explico melhor o que quero dizer e isto porque continuo com noções do tempo em que estas questões surgiram nas BD's (portanto, devo estar ultrapassado).
    Existiam (e vejo que assim continua) na evolução da máquina com o homem, 3 tipos diferentes: - os robots e os androides (100% máquinas com graus de inteligência artificial - no caso dos androides nem se distinguiam dos humanos mas eram seres sintéticos),
    - os clones (organismos orgânicos mas fabricados pelo homem)
    - e os ciborgues (organismo cibernético, onde as partes humanas recebem um conjunto de partes mecânicas).

    Ora, para mim, o RoboCop é um ciborgue... nunca foi um mero robot! E nunca chegou a ser um androide também. A parte humana dele ainda pensa, tem memórias e tem de ser alimentada com comida (de bébé). Digamos que é um "enhanced human".

    Na sexta posição, (spoilers) quem é que tiveste em conta como robot? A máquina mecânica que tem sonhos (ou o Will Smith -na verdade um ciborgue)?


    1º e 2ª lugar excelentes... e a seguir a esses colocaria em 3º o "Bicentennial Man" (uma boa e tocante actuação de Robin Williams).

    Também há outros robots, tais como os miticos C3PO + R2D2 de Star Wars e o Terminator (o Arnold Schwarzenegger) ou as complexas máquinas com tentáculos de Matrix (que nos mostraram que todas juntas são uma artificial entidade pensante - no mundo fisico e virtual - "Speak!!!").
    Na TV, o pequeno robot de Buck Rogers e os Cylons da galactica, no topo das minhas memórias.

    Continua com estes tops que são super interessantes.
    Força Bastos!!!

    ResponderEliminar
  2. Epa, refletindo dessa forma, já teria de reformular aqui o TOP! O top é da qualidade de o filme onde o robot/androide/ciborgue é figura central ou personagem principal. Expliquei-me foi mal! Para a próxima tenho de ter mais cuidado!
    Os tops são para continuar! ;)

    ResponderEliminar