quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

The X-Files


Sabe-se que hoje em dia existem centenas e centenas de séries de televisão. Grande parte delas são relacionadas com algum tipo de investigação, nomeadamente crimes. Acontece que é rara aquela que me consegue cativar. O CSI conseguiu-o durante uns tempos. O Fringe não passei da primeira temporada... E depois existem muitas outras que vou metendo os olhos. Ora, no meio de tantas por onde escolher, o que me apeteceu realmente foi rever a clássica, mítica série sobre a investigação no paranormal The X-Files. Há quase 20 anos, apareceu do nada uma das melhores séries de sempre, que continua a inspirar muitas outras. Não deve haver muita gente que não saiba quem são Mulder e Scully, o par mais sexy da televisão dos anos 90 (Baywatch não conta). Dois personagens tão diferentes e antagónicos (a crença de um contra o ceticismo de outro) complementam-se de tal forma que logo no primeiro episódio vemos que estão destinados um ao outro. É bom ver que a série envelheceu muito bem, ao contrário de tantas outras, que antes eram as melhores coisas, mas que vistas hoje são quase ridículas. É certo que nas últimas temporadas, houve um espremer do sucesso da série. Mas isso não impediu que esta ficasse para a história da televisão. Ah, e o Homem do Cigarro é logo desde o início um dos personagens mais misteriosos que me lembro.

4 comentários:

  1. "Baywatch não conta" LOL

    Tem piada, adorava isto, não perdia um episódio, era mesmo fanático. Deixei de ver depois do "Mulder" sair. Quando rever quero rever as temporadas todas de seguida :)

    ResponderEliminar
  2. POis, eu também deixei de ver depois do Mulder sair. Vou tentar rever tudo de seguida, mas para já, ainda só cá tenho as 3 primeiras temporadas em DVD... Tenho de ver onde estão mais baratas!

    ResponderEliminar
  3. A mitica série "X-Files". Quando vi o título confesso que estava a contar com o filme que derivou da série (o 1º pois o segundo foi abaixo do esperado).

    Também fui um seguidor desta série, que vi até ao fim, juntamente com os dois filmes. A série nas primeiras 3 ou 4 temporadas foi de elvado nível para o que surgia na Tv. Depois perdeu o Mulder, ficando a cargo da Scully as teorias de conspiração (e um filho misterioso) e até teve direito a uma nova dupla de investigadores suplementar (que entretanto até passaram a principais, coisa que não resultou). A serie criou um nível que nem a própria poderia superar e isso notou-se na última temporada (já depois do 1º filme). O Mulder lá apareceu e o que ele acreditava confirmou-se... oops (vê tu!).

    A série foi criada por Chris Carter, e a verdade é que ele na fase em que se baldou de X-files, criou outra série, que até era melhor.
    Refiro-me á "Millenium", ambientada em torno de um investigador profiler e a organização secreta "Millenium" que tem como propósito assegurar os eventos profetizados sobre o que acontecerá em determinado dia no final do milénio...
    A série é acima da média e teve como ponto alto uma segunda temporada com acontecimentos paranormais e aparições, e episódios impressionantes para a altura (ainda hoje cativantes). Depoos surgiu uma terceira que foi uma lástima, desde a mudança de elenco e perda do foco no assunto principal (tipo o filme X-Files 2).
    Em tempos escrevi umas linhas sobre essa série:
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/10/series-de-qualidade-nas-nossas-tvs_10.html

    ResponderEliminar
  4. Sobre os filmes, confesso que gosto... Então o 1º é muito bom! Notou-se bem o cansaço na série depois da perda do Mulder, mas para mim isto era série para menos temporadas! Depois de rever as últimas temporadas poderei ter uma análise diferente!
    Sobre o Millenium, do mesmo Chris Carter, confesso que na altura nunca me cativou. Mas isso talvez derive do facto de ainda estar embriagado com os Ficheiros Secretos!

    ResponderEliminar