quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TOP - HORROR


O Terror foi talvez, de todos os géneros cinematográficos, o mais "mal-visto" pelos intelectuais do cinema. Para mim, injustamente, até porque todos têm o seu mérito (cada um à sua maneira). Um top deste género é muito complicado, por isso escolhi uns quantos filmes que mais me marcaram, mas que poderão não ser necessariamente os melhores. Ah, e a ordem é cronológica e não de preferência.

- Das Cabinet des Dr. Caligari (1920) de Robert Wiene

Obra-prima do Expressionismo alemão. O filme é a todos os níveis memoráveis e inspira ainda hoje muitos cineastas (veja-se o caso de Tim Burton).

- Psycho (1960) de Alfred Hitchcock

Uma das muitas obras-primas do mestre. Hitchcock dá muitas lições de como se faz cinema neste filme. Norman Bates é um dos melhores vilões da Sétima Arte. Hoje continua a ser talvez a referência maior no género. Apesar de não ser o meu favorito do mestre, este filme teria de constar numa lista assim.

- The Exorcist (1973) de William Friedkin

Este também era previsível aparecer aqui. Linda Blair possuída tem cenas memoráveis. Lembro-me da primeira vez que vi o filme: estava sozinho em casa, numa noite chuvosa, com os meus 13 anos. Sei que desde essa noite, passei umas quantas noites com dificuldades em dormir.

- Jaws (1975) de Steven Spielberg

Durante muitos anos não consegui apreciar este filme da forma que ele mereceria. É o principal culpado por muitas fobias a mar e tubarões. E se muitos tubarões-branco foram mortos desde essa altura, acho que Spielberg deverá ter um peso na consciência. Um marco no cinema-espectáculo, que muitos tentaram copiar e nunca chegaram perto de o igualar.

- Halloween (1978) de John Carpenter

Michael Myers atormentou muitos jovens nos finais da década de 70 e 80. O homem da máscara branca de faca em punho rivalizou durante estes anos, principalmente com Jason Vorhees e Freddy Krueger, mas nenhum me meteu medo como Myers. 

- Gremlins (1984) de Joe Dante

Nos dias de hoje, dificilemente este filme não seria visto como sendo de terror. Um clássico com direito a sequela, e que é sempre um prazer vê-lo. Uns monstrinhos do mais cool que há, e um Gizmo que é dos peluches mais fofos que há.

- Tremors (1990) de Ron Underwood

Palpitações é outro que dificilmente é visto como um filme de terror, mas eu quis mesmo inclui-lo aqui, além de que é um dos meus guilty-pleasures favoritos. Depois tem o Kevin Bacon e Michael Gross que é o viciado em armas (é o herói das sequelas).

- Silence of the Lambs (1991) de Jonathan Demme

Clássico dos anos 90, com uma coleção de prémios ganhos, nomeadamente pelos desempenhos de Hopkins e Foster. Hannibal Lecter é um dos vilões mais "queridos" e adorados do cinema. Os duelos com Clarice ficaram na história. As sequelas, apesar de serem boas, não são tão boas.

- Scream (1996) de Wes Craven

"Hello Sidney!" são as palavras que começam a conversa telefónica entre Ghostface e a scream-queen Sidney Prescott. Este filme veio (re)iniciar um estilo de terror-adolescente. Toda a quadrilogia mantém a qualidade, mas este depressa se tornou num clássico.

- Blair Witch Project (1999) de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez

Muito se disse deste filme, havendo mesmo ainda quem acreditasse que a famosa cassete encontrada fosse verdadeira.... Enfim, tudo a ajudar a promoção de um filme que não custou quase nada. O que é certo, é que durante todo o filme o meu coração bateu muito depressa. Para mim, um dos melhores de sempre.

2 comentários:

  1. É engraçado como o horror pode dar tantas perspectivas de escolha quando se aventura em fazer este tipo de listas.

    Tens aqui alguns que não os vejo como filmes de terror (e nem são) mas a componente de mostrar o horror todos estes filmes têm, mesmo que cada qual á sua maneira.

    Uma vez pensei neste assunto e para não divagar entre tantos tipos de escolha, fiz um top10 muito especifico: os filmes sobrenaturais dos anos 2000 que mais gostei.

    Espreita em:
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2011/10/para-o-hallowen-10-filmes-sobrenaturais.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente as escolhas de cada um, depende mesmo da visão que cada um dá ao horror! Se fosse terror puro e duro, talvez a lista fosse diferente!

      Eliminar