sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

The Last Man On Earth (1964) / I Am Legend (2007)


Numa das últimas visitas à Fnac, um filme saltou à minha vista, até pelo preço a que estava. Esse filme, na prateleira dos clássicos era The Last Man On Earth, filme baseado na obra literária I Am Legend. Lá o trouxe para casa, até para o confrontar com a adaptação mais recente, protagonizada por Will Smith. O próprio autor do livro escreveu o argumento do filme. A história é mais que conhecida: um vírus dizimou a população da Terra, onde um homem vai sobrevivendo aos mortos-vivos (aka Zombies). Do filme de 1964, na edição que tinha constava a versão a cores e a Preto e branco. Neste filme, a versão a preto e branco resulta melhor. Se me perguntarem porquê, confesso que não sei responder. O filme em si não é nada de especial, ao contrário da adaptação mais moderna. Enquanto no filme com Will Smith, a carga dramática é muito mais intensa, isso não se sente tanto no "original". E essa talvez seja a grande diferença entre os dois. Além de que os zombies são muito mais assustadores na versão deste século (fruto de melhores caracterizações e desempenhos).
Resumindo, não deixa de ser um clássico que serviu de inspiração a muitos outros (nomeadamente a George Romero), mas esperava algo melhor.

NOTA:

THE LAST MAN ON EARTH - 2,5 / 5
I AM LEGEND - 4 / 5

1 comentário:

  1. Uma comparação interessante, há muito que ando para ver o mais antigo, pois sou fã do conceito mas não da execução do I Am Legend, o final é muito apressado e açucarado.

    Cumprimentos,
    http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar