sábado, 14 de abril de 2018

FRIDAY THE 13TH (1980)


Ah, o bom e velho slasher.. Aquela vontade de ver putos trucidados de todas as maneiras e feitios por um assassino de máscara (ou sem ela). A fórmula é velha, e tomou em "Sexta-Feira 13" um dos seus picos. Jason Voorhees passou a ser um nome a reter e juntou-se a Michael Myers como reis dos assassinos. E sim, eu sei que Jason não é o assassino deste filme, o original. É spoiler, mas um spoiler com quase 40 anos. O Krueger alistou-se pouco depois e completou o trio maravilha do género. (Eu também sei que há mais - Leatherface, Pinhead, etc - mas estes três foram os mais populares.)

Eu sempre fui mais do team-Myers. Halloween (o do Carpenter) é ainda um dos melhores filmes de terror puro de sempre. Mas há uns anos (muitos), quando a RTP 2 passava o mítico ciclo "5 noites 5 filmes", descobri com olhos de ver alguns dos filmes desta saga de Jason. Confesso que não me lembro quais eram, até porque grande parte deles são iguais. E fiquei fã.

Mas vamos ao original. A fórmula era simples, como se quer neste tipo de filmes, e copiada até à exaustão: grupo de adolescentes, normalmente sedentos de sexo, vão para um acampamento e acontece que há lá um assassino que os vai matando um a um, até sobrar uma sobrevivente.
Aqui há todos os clichés que nos habituámos a ver neste tipo de filmes, mas foi aqui que tudo começou. Mamas, sexo, assassino de faca em punho, sangue... A juntar a isso, temos uma banda-sonora que em certas partes faz lembrar Psycho, e um tema mais conhecido que, dá pistas, quase imperceptíveis, sobre o assassino. 


Um filme para lembrar onde tudo começou, e que nos introduziu ao mundo de Jason, mesmo que ele ainda não esteja por lá. Já agora, também deu ao mundo do cinema um muito jovem Kevin Bacon, antes de se tornar a estrela que é hoje. 

Vale bem a pena, mesmo não sendo o meu preferido, pela única razão que falta Jason.

Sem comentários:

Enviar um comentário