terça-feira, 6 de setembro de 2016

STAR TREK: THE MOTION PICTURE (1979)


Star Trek: 13 filmes e mais de 800 episódios de várias séries televisivas. Não sou do "team-Trek". Não sei porquê, aquele universo nunca me cativou. Sempre fui mais admirador das odisseias de Star Wars. E não sei se é possível gostar dos dois franchises ao mesmo tempo. Deve mesmo estar cientificamente provado que não dá. 
Sobre o Star Trek, a minha ideia pré-concebida da coisa é que era uma valente seca. Até há uns dias atrás, a única coisa que alguma vez vira sobre Trek era mesmo só dois filmes. Há uns dias, decidi mergulhar nisto e já vi meia dúzia de episódios da série original e corri os filmes todos (a comentar no futuro). 
Comecemos então pelo princípio (no cinema e não na televisão).
Um realizador bué famoso dos anos 50, o Robert Wise, decidiu pegar na marca e levá-la ao grande ecrã. O gajo já tinha feito uns clássicos de ficção científica. Quer dizer, um clássico, o The Day the Earth Stood Still (1951). Também fez mais uns clássicos mas de outros géneros, como o terror e filmes a armar ao pingarelho como o The Sound of Music
Bem, pegou no Star Trek e o que é que ele quis fazer? Armou-se em Kubrick e quis fazer um novo 2001 A Space Odyssey. E quais são os pontos comuns entre este Star Trek e o filme de Kubrick? São os dois uma valente seca. Se o Manoel d'Oliveira tivesse feito um filme de ficção científica era mais ou menos isto que sairia. Tudo no filme é lento. Um exemplo disso é a primeira aparição da nave Entreprise. Quando o Kirk vai para a nave para partir em missão, essa cena parece que dura duas horas. Vemos todos os planos e mais alguns da nave. O olhar embasbacado do capitão. E a cena culmina com uma visão de frente da nave. Mas é tudo tão lento que passei o tempo com a expressão: "AVANCEM CARALHO".
Depois, o filme tem lá uns diálogos um bocado horríveis e com problemas de argumento. Então o Cap. Kirk é o maior mas no início do filme só toma decisões erradas e com consequências. 
O elenco vem todo da série original. O Shatner ainda tinha carisma. O personagem do Spock (Leonard Nimoy) é chato, e confesso que não gosto muito do Sulu (George Takei).
Resumidamente, acaba por ser o filme que se aproxima mais dos primeiros episódios da série. É basicamente um filme de sci-fi dos anos 50 mas realizado em finais da década de 70.

2 comentários:

  1. ...não decididamente não és apreciador de scifi... tu gostas mesmo é de acção.
    É uma opinião, vale o que vale, tal como a tua. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário :)
      Claro que sim... talvez até seja isso. Mas vi os filmes todos agora pela primeira vez e devo dizer que as coisas melhoraram para a frente (e por vezes pioraram). Os meus preferidos são mesmo o 4 e o 6.

      Eliminar