sexta-feira, 22 de julho de 2016

STRATEGIC COMMAND (1997)


Michael Dudikoff, essa lenda do cinema americano. O actor que faz parecer o Dolph Lundgren o Al Pacino (ou outro grande actor). Dudikoff começou bem a sua carreira com o filme American Ninja. Era porrada e metia ninjas. Esse filme teve algumas sequelas. Acontece que o gajo nunca deu o salto e ficou-se pelos filmes de série B. E não deu o salto por uma simples razão: ele era muito fraco na arte de representação. E na porrada propriamente dita, um qualquer Jackie Chan dava-lhe cabo do canastro em dois tempos. 
Este Strategic Command (nem sei o título em português) é um desses filmes básicos de série B dos anos 90. E era uma cópia descarada a um filme de relativo sucesso que era o Executive Decision - Decisão Crítica (o único filme em que o Seagal morre). A história é a mesma: sequestro num avião; equipa de resgate que entra à socapa no avião; mata-se os bandidos; end of story.

Coisas a realçar deste filme:
- O vilão principal do filme é daqueles que só faz de vilão. Só me lembro dele num filme do Jackie Chan, o Mr. Nice Guy. Aqui faz de vilão alemão com nome hispânico (Carlos) e apelido Gruber (onde é que já vi isso do Gruber? Para quem não se lembra de mais nenhum Gruber, era o vilão do Die Hard).
- Há lá um personagem interpretado pelo "Breaking Bad" Bryan Cranston. É uma espécie de comic relief. Lembram-se do jornalista que segue no avião do Die Hard 2? É isso mesmo. Aqui ele faz de jornalista mas medricas.
- E maior plot-hole: como é que alguém que nunca pilotou um avião, o consegue aterrar sem incidente nenhum? Aterragem ligeira.

Basicamente o filme é uma merda. Mas às vezes a merda nem cheira muito mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário