quinta-feira, 17 de março de 2016

SHOWDOWN IN LITTLE TOKYO (1991)


Um filme dos anos 90 que parece saído dos anos 80. A diferença não é muita, eu sei. O filme saiu em 1991. Mas a década de 80 tem características muito próprias. E no cinema isso também acontece. Este Fúria No Bairro Japonês tem essas características. Desde a banda-sonora, os cabelos das gajas, as calças do Dolph Lundgren até ao umbigo. Como é que alguém consegue vestir calças assim. Num homem isso é quase humanamente impossível. Mas o nosso tio Dolph consegue, e mesmo assim continua com a voz máscula dele. O mesmo não acontece nessa sitcom dos anos 80 que tem o Steve Urkel. O gajo usa umas calças até ao umbigo, presas com suspensórios, mas que lhe afecta a voz. Fica com voz muito fininha. 
Voltando ao filme. Este foi daqueles que hoje passa despercebido, mas que na primeira metade dos anos 90, fazia parte de um conjunto restrito de filmes que via com o meu vizinho. Era um filme macho, mas cool. Recentemente revi o filme, e mesmo que não tenha a "magia" que tinha na altura, vi-o com deleite. Percebi que o Brandon Lee não era grande actor. E as acrobacias enquanto praticante de artes marciais quase que envergonham o pai Bruce Lee. Não é que esteja mal, mas teve azar porque o pai é quem é.
O filme é mais um daquela onde de buddy-cop movies que saiu na altura. Dois polícias antagónicos. No início não se curtem e no final são BFF. 
Dolph Lundgren, que curiosamente é um dos tipos mais inteligentes (no que o QI diz respeito) de Hollywood, e aqui está no auge da sua carreira enquanto estrela de acção. 
O filme acaba por ser igual a todos os outros do género. Piadas nas situações onde os heróis estão em apuros. O auge das piadas é esta frase: "You have the biggest dick I've ever seen on a man". Parece que originalmente a piada seria "white man". 
Tem mamas... algumas mamas. E sempre mamas com bom aspecto. Bem arrebitadas. (Acho que quando comentamos um filme, temos de ir ao pormenor, mesmo que ele não interesse).


O vilão é espectacular. O mítico Cary-Hiroyuki Tagawa, que já fez tudo. Vejam o currículo dele. A cena em que ele está a comer a loira por trás e lhe corta a cabeça com a espada deve ter sido a única cena que tinha na memória. 
Outro vilão é o não menos mítico Toshishiro Obata. Se calhar, as pessoas lembram-se dele dos filmes das Tartarugas Ninja 1 e 2. Aqui tem o mesmo papel que tinha nas Tartarugas. Nas Tartarugas era Tatsu, o braço direito do vilão principal Shredder. Neste é Sato, o braço direito do vilão principal Yoshida

A sério, peguem numas minis e nuns petiscos e vejam o filme. É divertimento garantido.


1 comentário:

  1. Não vi o filme nessa altura mas vi há alguns aninhos atrás no canal hollywood. Fiquei espantada por ver finalmente o Brandon Lee sem a make up do corvo e realmente os seus dotes enquanto actor eram... lamentáveis. Depois melhorou a olhos vistos e fez o corvo muito bem.
    Parece que o Dolph tem um QI de 160! É pena que hoje em dia não faça o mesmo sucesso que nos anos 80 e 90 mas continua activo e até escreve os guiões dos filmes que tem feito.

    ResponderEliminar