quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

EU JÁ FUI MUITO FELIZ EM CLUBES DE VÍDEO


 (foto para alterar pois não é do espaço em questão)

Lembram-se daqueles sítios onde uma pessoa ia e podia alugar filmes em VHS/DVD? Levávamos para casa e depois de os ver, voltávamos para os devolver. Isso hoje parece coisas tão descabidas, que se contarmos a um miúdo que estas lojas existiam, ele ainda goza connosco. 
Pois, mas na minha bela terrinha, resiste estoicamente um espaço desses. Aberto há 30 anos, foi o primeiro clube de vídeo a abrir aqui na Figueira da Foz. E parece que vai ser o último a fechar. Segundo o dono, claro que o negócio já não dá para as despesas. Mantém-se aberto por "carolice" do Sr. Cabral. 
Tenho pena que assim seja. É um espaço que me traz tantas, mas tantas memórias. Sou daqueles nerds que passou horas e horas a escolher filmes para ver em casa.  Foram horas e horas a rebobinar cassetes para as poder devolver sem correr o risco de ouvir um sermão. Afinal, devolver uma cassete por rebobinar era tão grave como assaltar velhinhas à saída da igreja. Sinceramente, nunca me esqueci de rebobinar nenhuma cassete, por isso nunca levei sermão, mas corria esse mito e eu não queria arriscar. Nunca fui rebelde ao ponto de não o fazer. Mas a magia dos clubes de vídeo era mesmo o "martírio" de passar horas a percorrer os filmes todos e escolher o filme ideal para aquele dia. Às vezes passava mais tempo a escolher do que propriamente a ver o filme. Mas era um tempo que gostava. Ver aquelas prateleiras separadas por géneros. Espreitar sorrateiramente para o género "erótico" que estava mesmo ao lado do "terror/sci-fi". Sinceramente, acho que nunca percorri os filmes do género do "drama" e "romance". Era puto, e o que eu queria era filmes de terror, acção, algumas comédia e mamas. 
Bem, a cada ida ao clube de vídeo, a missão era escolher dois filmes. Até porque alugavas uma novidade mais um filme "antigo" pelo mesmo preço. Para mim o difícil era escolher o filme antigo. A estante das novidades era, naturalmente, mais curta, pelo que se perdia apenas uns 10 minutos. E havia o problema de quase nunca estar disponível. O mais antigo era complicado de escolher. Ora, se num dia tinha alugado o Halloween 4, no dia seguinte tinha de alugar o 5. Nestes dias era fácil. O problema era escolher alguma coisa "original". E o "original" normalmente recaía em filmes "macho", ou então em comédias com mamas à mostra, tipo Porky's
Tenho pena que um dos sítios onde fui feliz na minha infância/juventude esteja para fechar. Mas a culpa é da época em que vivemos que não se coaduna com este tipo de negócio, pois se eu era o mais assíduo frequentador do espaço, já lá não ia há muito tempo. 
Ainda assim é um sítio que me traz muitas memórias, normalmente todas elas felizes. Uma pessoa não deixa de se sentir nostálgico ao passar pelo "Video Movie".

Sem comentários:

Enviar um comentário