quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ciclo Spielberg - Amistad (1997)


Resumo:

«O primeiro filme de Steven Spielberg para a Dreamworks, apresenta-nos um elenco de qualidade com nomes como Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimou Hounson e Mathew McConaughey. Merecedor de elogiosas críticas pela sua excelente realização e poderoso elenco, Amistad foi honrado com quatro nomeações para os Óscares da Academia, Melhor Actor Secundário (Hopkins), Melhor Música, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Cinematografia. Baseado numa história verídica, o filme relata a incrível viagem de um grupo de escravos que se apoderam do comando do navio que os transportava a fim de regressarem à sua terra natal. Quando o navio, chamado de La Amistad, é de novo recapturado e levado para os EUA, os escravos são acusados de crime e encarcerados à espera do seu destino. Inicia-se um processo que irá confrontar as bases de todo o sistema judicial americano. Mas para os homens e mulheres em causa, é uma simples batalha pelo direito básico de toda a humanidade... a liberdade.» in dvdpt.com

Mais um filme histórico de um realizador preocupado em meter o dedo na ferida de várias épocas da história da humanidade. Desta vez, com o tema da escravatura, consegue, muito com a ajuda de um elenco brilhante, mais um filme cheio de categoria. Capaz de figurar em tops dos anos 90. Mas não quero ser redutor a esse ponto. 
Para todos os amantes de história universal, este é mais um filme que poderia muito bem ser passado em aulas de História. Os miúdos, hoje em dia, têm de perceber um pouco de onde vêm!

NOTA: 4/5

3 comentários:

  1. quando penso neste filme, ocorre-me sempre a palavra "democracia".
    este filme devia - como dizes - ser obrigatório nos planos curriculares, não por ser um filme estrondoso, mas pela "ode" que faz à vida humana - ode esta, que tem no Primeiro Artigo da Constituição dos Estados Unidos da América um papel central.

    Muitas vezes perdemos tempo a criticar os EUA com coisas banais e esquece-mo-nos da importância que historicamente teve nesta coisa dos Direitos Humanos e sobretudo no facto de serem um continente que ainda hoje têm as suas portas abertas a qualquer um. Ao contrário de um certo país europeu, que depois de uma Revolta encaixotou as palavras revolucionárias "igualdade, fraternidade e liberdade" e proíbe a ostentação de símbolos religiosos - o que é nada mais nada menos do que xenofobismo no século XXI

    ResponderEliminar
  2. Achei o filme muito interessante pois retrata momentos passados com muitos detalhes e com um elenco muito fino.Um filme que eu indicaria pois é de grande importância pois explica ao todo algo que aconteceu de uma forma tão gloriosa!
    Gostei da imagem,vou postá-la no facebook!

    ResponderEliminar
  3. Achei o filme muito interessante pois retrata momentos passados com muitos detalhes e com um elenco muito fino.Um filme que eu indicaria pois é de grande importância pois explica ao todo algo que aconteceu de uma forma tão gloriosa!
    Gostei da imagem,vou postá-la no facebook!

    ResponderEliminar