domingo, 10 de junho de 2018

JURASSIC WORLD: FALLEN KINGDOM (2018)


Vamos ser sinceros: a magia que sentiram a ver o primeiro filme foi-se. Nunca mais vão sentir isso... a sério. Escusam de estar à espera do filme que vai ser o santo-graal. Isso não vai acontecer. Por isso, ou ficam a chorar em posição fetal na vossa cama, ou interiorizem essa ideia e aceitem que os filmes da saga Jurassic são puro entretenimento, monster-movies. Não pretendem encontrar a última Coca-Cola do deserto, não concorrem ao Oscar de melhor filme. E o que se passa com a maioria dos monster-movies? Cagam muitas vezes para o realismo. 

 SPOILERS

Aqui temos isso tudo: monsters, ou melhor, os dinossauros, uma ilha em ebulição, pronta a explodir, vilões estereotipados. Confesso que curti à brava. Sim, parece que temos dois filmes diferentes dentro do mesmo filme. Na primeira parte temos o resgate dos dinossauros da ilha. E aqui há adrenalina e uma despedida da ilha de Nublar que é capaz de provocar uma lágrima aos mais sensíveis. E aquele money-shot do Braquiossauro?? Do caraças. 
Passamos depois à segunda parte, que se passa toda numa mansão ou se desenrola um leilão dos dinossauros. Aqui continuamos com a adrenalina e o terror. 

O filme está carregadinho de cenas que invocam os filmes anteriores, nomeadamente o primeiro. Uns poderão dizer que é preguiçoso, outros que se trata de uma cópia ou plágio. Depois há outros que poderão dizer que é homenagem. Pessoalmente, não vejo mal nenhum nisso... lembra-nos que estamos no universo Jurássico, acabam por ser uns mimos aos fãs da saga, e depois nunca nos distraem do desenrolar da história. O CGI está mais realista, o que no cinema de hoje em dia acaba por ser um caso raro. 
Do lado negativo, ainda não sei bem o que achar do que fizeram com o caso da miúda, ou o facto de ela própria ser um clone. Achei que puxaram demasiado a corda... Vamos ver onde vão com isso.

O filme acaba por ser uma bela despedida do Parque em si, e abre-se a porta para o mundo em geral. 

Sem comentários:

Enviar um comentário