domingo, 25 de fevereiro de 2018

BLACK PANTHER (2018)


Bem, de vez em quando, tenho de dar o braço a torcer e dizer que a MCU lá acertou. Este é um desses casos. E porque é de risco. Imagino que os putos de 14/15 anos não gostem tanto deste filme, por uma razão muito simples: aqui é valorizada a história em detrimento da acção.
Atenção que tem cenas de acção, afinal trata-se de um filme da Marvel. Mas essas cenas acabam por ser o ponto negativo do filme. Cansavam-me a vista. Aquela mania dos 360º misturada com uma shaky-camera desnecessária.
Mas como dizia, aqui valorizamos a história. Apesar deste personagem já ter sido apresentado num dos filmes anteriores, aqui tomamos o tempo que é necessário para o conhecer. A ele e aos outros, nomeadamente o vilão principal. Temos a noção exacta das suas motivações porque podemos até estar "solidário" com ele.
Outro risco tomado foi a escolha do elenco: actores negros, mas não aquele "negro" quase branco da, por exemplo, Halle Berry. Atenção que não estou a dizer que se é menos ou mais "afro-americano" consoante o nível de "escuridão", mas aos olhos de quem vê, isso pode ter influência. Por isso eu acho que o "risco" correu bem: Chadwick Boseman, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Daniel Kaluuya e Michael B. Jordan (etc) são disso sinal. E por falar em Michael B. Jordan, o seu Killmonger torna-se (a par de Loki) no melhor vilão da MCU. O que também não era difícil, visto que há poucos que se aproveitam. Já agora, o Andy Serkis (Klaue) também está bem. Há lá uma cena que parecia que estava a ver o Gollum.
Depois é toda aquela ode ao continente africano, costumes tribais, paisagens, etc. Não deixa de ser bom ver um blockbuster homenagear assim um continente tantas vezes esquecido nas grandes produções de Hollywood.


No geral, é um filme que se coloca acima de um qualquer Avengers. Aliás, foi bom ver que poucas referências (aos meus olhos, pelo menos) foram feitas a esse universo, tornando assim o filme mais autónomo.
Em jeito de conclusão, digamos que este é uma espécie de "Rei Leão" dos super-heróis.

TOP MCU até ao momento:

10º Thor
11º Iron Man 3
12º Iron Man
13º Doctor Strange
14º Spiderman: Homecoming
18º Iron Man 2

1 comentário:

  1. Eu senti o mesmo, era como uma espécie de rei Leon, mas com personagens Huiman. Apesar disso, acho que a história foi bem aceita. Michael B. Jordan fez um ótimo desempenho. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Eu vi que ele vai estrelar o novo filme da HBO. Na minha opinião, Fahrenheit 451 será um dos melhores filmes ficção cientifica de 2018. O ritmo do livro é é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme vai superar minhas expectativas. Além, acho que a sua participação neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história.

    ResponderEliminar