quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TOP 90's ACTION

Contexto: nasci nos anos 80, cresci a ver filmes nos anos 90. Sou gajo que gosta de filmes de gajo! Aqueles filmes cheios de testosterona, muitas vezes sem grande historia! Gosto de porrada à antiga, cresci a ver esses filmes violentos desde novinho, e curiosamente hoje em dia não sou nenhum psicopata! Posso ser um bocado parvo, mas não foi graças ao cinema que adquiri essa caracteristica. Por isso hoje vou recordar aqueles filmes de acção pura e dura, numa espécie de top mas sem ordem nenhuma! São aqueles que vi vezes sem conta, e mesmo hoje posso vê-los com o mesmo prazer, acompanhado de umas cervejas e uns torresmos!

DIE HARD: WITH A VENGEANCE (1995)


O terceiro filme da saga de John McLane, daqueles heróis à antiga! Vamos esquecer que foram feitas sequelas a seguir a esta! Se houvesse um tribunal em Hollywood, condenava a prisão perpétua os infelizes que estiveram por tràs dessas sequelas! Neste terceiro filme, McLane não está sozinho, e conta com a ajuda do badass Sam L. Jackson! E o filme é brutal: cenas impressionantes, com belas perseguições, tiros, porrada, e o humor característico dos filmes!

THE FUGITIVE (1993)


Estive para não incluir este, apenas porque não é bem um filme de acção. Trata-se antes de um filme de gato e do rato, com suspense, inteligente, e até deu um Oscar ao Tommy Lee Jones (vale o que vale os Oscar)!

FACE/OFF (1997)


Continua a ser um dos meus favoritos dos anos 90! Daqueles que já vi tantas vezes, que se estiver a passar na televisão eu não consigo arredar olho! Travolta, enquanto o mau da fita é bestial! Cage, enquanto mau da fita, é lunático! Uma cena de acção ao som do "Over the Rainbow", com os slow-motion é altamente fixe!

RUMBLE IN THE BRONX (1995)


O filme que apresentou Jackie Chan, definitivamente, ao ocidente! Eu sou mega-fã de Jackie Chan, nomeadamente do que ele faz lá para os lados da China e Hong Kong! Mas, tenho carinho especial por este porque foi o meu primeiro, e todos sabemos que a primeira vez é sempre especial. E depois tem todas aquelas cenas e coreografias que adoramos num "Chan-movie"! E cenas arriscadas, sem cabos, sem CGI, so mesmo com o talento do actor! Quem é que em Hollywood salta de um prédio para outro, magoa-se, mete gelo e bora lá repetir a cena?  O MAIOR.

DEMOLITION MAN (1993)


Stallone em modo futurístico, com a companhia de Wesley Snipes... Tudo em modo porrada activado. E o melhor de tudo foi mesmo a representação do futuro. Tudo "limpinho, limpinho" como diria o outro. Sim, é verdade que tem lá no meio o Rob Schneider, mas em compensação também tem a Sandra Bullock. E a teoria das 3 conchas que substitui o papel higiénico. E o único coito permitido é virtual... wtf... Vi-o vezes sem conta na televisão, na VHS que gravei... e agora está guardadinho em DVD.

CON AIR (1997)


Um Nicolas Cage com cabelo comprido e sotaque meio esquisito; um John Malkovich careca a fazer de mauzão; Ving Rhames a fazer de... bem, de Ving Rhames; Steve Buscemi a fazer de pedófilo perigoso. Mistura-se isto tudo dentro de um avião, e temos um filmaço, com os exageros todos inerentes ao género (aquele final com a aterragem no meio de Las Vegas é demais).

AIR FORCE 1 (1997)


Este é um daqueles filmes patrióticos até dizer chega, onde o presidente americano é uma pessoa super-espectacular que gosta muito da família, de ver desporto no seu avião, e todos aqueles clichés que nos possamos lembrar. É isso tudo, mas epa, temos um Harrison Ford bad-ass, que sozinho vai eliminando os terroristas todos. E principalmente temos um Gary Oldman... E se temos Gary Oldman a fazer de mau da fita soviético (até nos anos 90 conseguimos ir ter vilões soviéticos), temos de ver e de gostar. É de lei!
O filme é muito patriótico, mas é feito por um alemão, esse vendido!

SPEED (1994)


Para muitos, o melhor filme de acção dos anos 90. Dos poucos bons filmes de Keanu Reeves. É frenético a partir do momento em que entramos naquele autocarro, e temos a Sandra Bullock a conduzi-lo, parece que sentimos o que os passageiros estão a sentir. E só isso faz do filme um clássico. E como todos os bons filmes de acção têm de ter um bom vilão, este não é excepção, aqui há um Dennis Hopper que perde a cabeça de tão bom que é (piada tão fácil e seca).

TRUE LIES (1994)


Um filme que inclui um strip/dança sensual em lingerie da Jamie Lee Curtis, só por isso constaria nesta espécie de top. Mas o filme tem muito mais. Tem acção tresloucada, naquele que é um dos 3 melhores filmes do James Cameron (e nenhum dos 3 é o Terminator).

THE ROCK (1996)


Talvez o melhor filme de Michael Bay (o que não é muito difícil). Tem um bandido (Ed Harris) com o qual quase chegamos a sentir simpatia. Tem um Sean Connery na terceira idade a fazer acção como os novos mal conseguem. E um Nicolas Cage no auge da popularidade. Depois tem algumas cenas de acção de topo, como aquela perseguição nas ruas da cidade que culmina com um Ferrari a ser despedaçado.

BROKEN ARROW (1996)


Mais um do John Woo. Confesso que na altura adorei o filme por duas razões: tem John Travolta como vilão, e isso é sempre positivo; e tinha a Samantha Mathis, por quem eu me tinha apaixonado quando fez o clássico Super Mario Bros. Para mim, isso bastou para ser dos meus preferidos da década.

UNDER SIEGE (1992)


Mesmo que eu consiga admitir que o Steven Seagal não seja o melhor actor do mundo, há filmes que gosto mesmo de ver. Porque quando vemos um filme do Seagal, podemos desligar o cérebro e desfrutar de hora e meia de pancadaria. Nos anos 90 eu adorava. Este é o melhor filme do gajo, que tem vários extras, a saber: as mamas da menina Baywatch Erika Eleniak; e dois vilões bestiais, Gary Busey e o maluco Tommy Lee Jones.
Ah, e tem as mamas da Shauni do Baywatch!

Sem comentários:

Enviar um comentário