sexta-feira, 14 de novembro de 2014

TOP 80's ACTION

Depois de ter matado a cabeça a relembrar os meus filmaços preferidos dos anos 90, no que respeita a acção (e já vi que deixei alguns de fora que não queria), eis que me debruço agora sobre a era dourada da acção xunga, a acção pura e dura. Aqueles filmes de macho que fazem crescer pêlos no peito! Filmes que muitas vezes desafiam a lógica, mas que adoramos. E que não tenho vergonha nenhuma de dizer que adoro, mesmo que possam incluir o inexpressivo Seagal. São aqueles filmes que guardei nas velhas VHS e os vi vezes sem conta. Ou filmes que invariavelmente tinha de ir buscar aos antigos clubes de vídeo.
Se mais delongas e sem ordem específica de preferência, aqui estão Os filmes.

ROBOCOP (1987)


Filme cheio de sangue em que o protagonista era um robot? Isso era o sonho dos putos, como eu, que cresceram nos anos 80. Não tínhamos idade para o ver, mas isso não importava. Violência à moda antiga, como hoje não se faz, porque os cachopos de agora são sensíveis e influenciáveis, e não se pode chocar as princesas. Só aquela cena onde o Murphy é "morto" pelos bandidos, chegaria para censurar. Ver aquela mão/braço ser despedaçado não me tornou um psicopata assassino, o que é curioso. Bem, do filme já foi tudo dito: o que na altura era um polícia robot a matar os maus, é visto hoje com os olhos de adulto como uma metáfora, parábola (ou lá o que lhe queiram chamar). Para mim continua a ser um polícia robot a matar os maus, e muito bem feito! Clássico.

DIE HARD (1988)


Mas há dúvidas que é o melhor filme natalício de sempre? Quem era o petiz que não queria ser o McClane, com as suas piadas em alturas de crise? Depois, tem um dos melhores actores a fazer de vilão: Alan Rickman como Hans Gruber é bestial. E depois, não conheço ninguém que não goste do filme. Isso deve ser sinal de alguma coisa.
E ainda hoje, em época de natal é certinho que o DVD lá está no leitor para eu o ver.

TANGO & CASH (1989)


A velha cassete deste filme, deve ter sido o filme que mais rodou no vídeo. Um buddy movie, com todos os clichés inerentes ao género: dois heróis antagonistas, que não se dão bem, mas que têm de unir forças para provar a inocência de ambos, e que no final são muito amigos. É a química entre Stallone e Kurt Russel que faz deste filme um clássico (pelo menos aqui para o escriba). E depois não é todos os dias que podemos ver Sly, a fazer de polícia betinho que usa óculos e que tem o descaramento de chamar o Rambo de pussy.
Ah, e o extra chamado Teri Hatcher novinha a fazer danças exóticas e quase nua!!!!

FIRST BLOOD, aka RAMBO (1982) e RAMBO 2 (1985)


Talvez o filme mais sério da lista, que fez de Stallone o herói de acção que é hoje e foi no passado. Já tinha feito o Rocky, mas o Rocky é demasiado dramático. Rambo era o herói dos putos. Não era filme para ver com a namorada ou amiga com intuito de praticar o coito. Rambo era para ver com os amigos. Ver um gajo a armar umas armadilhas de modo a fugir à polícia que o procurava. Curioso é que neste filme ele não faz nenhuma vítima mortal. Quer dizer, há lá um estronço que cai do helicóptero, mas esse foi mais uma vítima indirecta.
E depois, tem uma cena final dramática, que mostra que Stallone sabe representar.
Já Rambo 2, é O filme dos anos 80. Há chacinas para todos os gostos. Tem lá uma historieta quase de amor, mas que os argumentistas não quiseram perder muito tempo e toca lá a menina a levar um balázio no bucho. aqui queremos ver mortes e não beijinhos e abraços.

COMMANDO (1985)


E se alguns putos torciam pelo Rambo, outros torciam por John Matrix. Este só teve direito a um filme, o que não é justo. A luta entre Stallone e Schwarzenegger estava ao rubro e quem ganhava era o espectador sedento de tiros e mortes. Em Commando podemos mandar o argumento às urtigas. Trata-se apenas de um pai em busca da filha raptada. Mas aqui temos tudo o que poderíamos desejar: os músculos do Schwarzie, one liners do outro mundo, humor à anos 80, e mortes, muitas mortes.
Neste faço batota, porque descobri o filme já no século XXI, o que não se percebe. Mas consegui ver o filme com olhos de puto de 12 anos, a quem começavam a aparecer umas borbulhas na cara.

COBRA (1986)


Stallone again. Pois, era a época áurea do actor. Mega estrela. Eis que nos video clubes surge Cobra. Não o vi antes, porque era demasiado pequeno. Mas no início dos anos 90, este filme caiu ali como uma bomba, e o VHS estava sempre esgotado. Quando lhe pus a vista em cima, aquilo era para mim quase Shakespeare. Era arte, e da boa. Homem de poucas palavras, Marion Cobretti emanava estilo, com o seu palito na boca (ou seria fósforo), as suas botas. Era o gajo que todos os putos queriam ser. Visto hoje, aquilo continua a parecer-me demasiado bom. Mais um que merecia umas sequelas.

THE RUNNING MAN (1987)


E a batalha entre Stallone e Schwarzenegger continua. Se no ano anterior Sly surge com Cobra, em 87 aparece o Mr Universo com um filme de acção/ficção científica dos bons. Mais um que faço batota, pois só o vi pela primeira vez muito recentemente, mas fiquei fã. Não percebo como me passou ao lado na minha fase de crescimento.

ALIENS (1986)


Alien é das sagas que mais gosto. Sou fã dos 4 filmes, cada um à sua maneira. 4 realizadores deram a sua visão pessoal ao projeto. O segundo filme é aquele que tem mais acção, é o mais militarista. Temos a adrenalina de boas cenas de acção conjugadas com um suspense pouco visto no cinema. James Cameron brinda-nos com o seu primeiro grande filme. Bem, antes no currículo tem lá o Piranha 2, por isso fica taco-a-taco. 

PREDATOR (1987)


Bem, este enquadra-se na acção, ficção científica, suspense. E lá temos mais uma vez o tio Arnold. Aqui não está sozinho a dizimar aldeias inteiras. Ele faz-se acompanhar por uma equipa de comandos em missão nas selvas da América Central. Confesso que não me lembro da primeira vez o filme. Deve ter sido numa sessão tardia da RTP, mas o que é certo que sei um certo cagaço a ver o filme. McTiernan, talvez o melhor realizador de filmes de acção!

BLOODSPORT (1988) ou KICKBOXER (1989)


Faltava Van Damme na lista, e aqui não saberia qual escolher. Como a certa altura os seus filmes pareciam todos os mesmos, o que não era obrigatoriamente mau, papávamos tudo. Porque o que queríamos ver era porrada, ainda por cima com artes marciais. E Van Damme dava-nos isso!
Histórias de vingança aliadas a torneios de porrada. Isso bastava para ser material de culto entre os putos, que como eu, via nestes filmes um escape para os desafios do dia-a-dia.

POLICE STORY (1985)


Jackie Chan: tudo o que este senhor faz, eu vou ver (estou a falar de filmes). Police Story é uma saga já com alguns filmes (nem sei bem quantos). Começou neste de 1985, e não há amor como o primeiro. Aqui deixou um pouco a comédia que o caracteriza, e tem um filme mais sério, que ajuda a comprovar que Chan é mais que o talento para os pontapés. Mas claro, que quando vamos ver um filme dele, estamos sempre à espera de porrada da boa, com todo o material que se possa encontrar. Este clássico faz parte dos filmes da minha vida.

LETHAL WEAPON (1987)


Mais uma saga, desta vez em modo "buddy cop movie". E este é o pai de todos os filmes do género. Mel Gibson e Danny Glover (ou Riggs e Murtaugh) têm uma química que não se vê muito, nem no cinema nem na vida real. É isso que faz destes filmes os clássicos que são. Gosto de todos por igual. Para escolher um é a mesma coisa que dizer se gostamos mais da mãe ou do pai.  A partir do segundo incluíram um grande extra que foi Joe Pesci. É impossível não gostar do tipo. E a partir do 3 temos ainda a René Russo.
Comédia da boa, apesar do primeiro ser ainda um pouco negro. Acção da boa! E uma das one liners mais conhecidas do cinema: "I'm too old for this shit".
(Sugestão: ide ver o cameo de Danny Glover em "Maverick"... tão bom).


NB: ainda poderia incluir na lista Mad Max 2, mas não sou fã dos filmes...

Sem comentários:

Enviar um comentário