quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ciclo Spielberg - Jurassic Park (1993)


Resumo:

«Esta emocionante aventura é protagonizada por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum e Richard Attenborough. Parque Jurássico leva-nos até uma ilha longínqua, onde se encontra um enorme parque temático com dinossauros vivos, que está prestes a converter-se numa ilha mortal, quando cinco pessoas têm de lutar para sobreviver no meio destes predadores pré-históricos.» in dvdpt.com


Falar deste filme é complicado a nível pessoal. Em 1993, ano da estreia do filme, eu era um gaiato de 10/11 anos, que não ligava muito a cinema. A minha vida cinematográfica resumia-se a uma ou outra ida a uma sala ver um qualquer filme que nem me recordo. Tudo mudou nesse dia em que vou ver este filme ao cinema. Ou seja, posso dizer que para mim existe um antes-JP e um pós-JP.  Tudo era maravilhoso neste filme. O espectador era levado a acreditar que aqueles Tiranossaurus, Velociraptores e outros existiam mesmo. E que importa que o filme até possa ter algumas falhas? Não importa rigorosamente nada! Está tudo tão mágico, que eu quero acreditar que quando se fala em "magia do cinema" era disto que se falava. 
Desde esse dia, em 1993, o cinema passou a ser paixão para mim. O filme foi visto centenas de vezes (creio que não estarei a exagerar). A cassete VHS estragou-se de tão gasta que ficou. O DVD de vez em quando lá está no leitor. Quando passa na televisão lá tenho de o ver. É dos poucos filmes que posso ver vezes sem conta, sem nunca me fartar! Palavra ainda para o John Williams que criou mais uma banda-sonora magnífica.
Por tudo isso, esta é para mim a maior obra-prima de Spielberg (e atenção que estamos no ano da outra grande obra-prima do realizador, que há-de ser analisado no próximo post).

 NOTA: 5/5

4 comentários:

  1. Como já referi muitas vezes na blogosfera, o JPark foi o filme que despoletou o meu interesse pelo cinema :) é mesmo mágico :D

    ResponderEliminar
  2. Um filme verdadeiramente incrível e com um impacto enorme na altura. A nível pessoal incluído, já que, tal como tu, era um puto quando o filme saiu e fiquei fascinado :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo totalmente pois este filme é uma incontornável obra-prima do cinema... Se não for mais... é um dos melhores de sempre do cinema de entretenimento.
    9/10 Grandioso!

    ResponderEliminar
  4. Profundamente subvalorizado, a meu ver, acho que é uma obra-prima única, com muito mais do que o mérito (enorme) de ter sido pioneiro nos efeitos especiais, e ainda "O" blockbuster por excelência da história do Cinema.

    ResponderEliminar