sábado, 21 de abril de 2012

Ciclo Spielberg - Schindler's List (1993)



Resumo:

A Lista de Schindler, um filme de Steven Spielberg, é uma obra-prima, que se tornou um dos mais distinguidos filmes de todos os tempos. 
O filme representa a indelével história do enigmático Oskar Schindler, um membro do partido nazi, mulherengo e especulador de guerra, que salvou a vida a mais de 1100 judeus durante o Holocausto. Foi um triunfo de um homem que fez a diferença no drama daqueles que sobreviveram a um dos capítulos negros da história da Humanidade, salvos pelo que ele fez.


Se algum dia alguém estiver a escrever um dicionário e quiser exemplificar o significado da expressão "obra-prima", nada melhor que pegar neste filme. 
 Um filme que funciona quase como um murro no estômago, para todos nós que andamos preocupados com as maiores futilidades da vida. Mais do que uma fita, é uma lição. Não só uma lição e História, pois o filme vai desde o início até ao fim da II Guerra Mundial, mas sobretudo uma lição de vida. É impossível não reflectirmos sobre o que é a condição humana. 
Liam Neeson tem aqui o papel de uma vida. O papel de um homem, nazi de raiz, que enriqueceu à custa da guerra. É notória a evolução humana neste homem, acabando o filme a abdicar de toda a sua fortuna para "comprar" aquelas centenas de judeus para trabalhar para si, e assim livrá-los dos campos de concentração e morte certa. Uma das cenas finais, onde ele se despede dos seus trabalhadores é de tal forma intensa que é impossível não sentir um nó na barriga. 
Depois temos mais dois atores a fazer darem interpretações excelentes. O Herr Komandante Ralph Fiennes, que para se distrair, passava o tempo a disparar contra judeus, e ainda o "aliado" de Schindler, Stern, interpretado também de excelente forma por Ben Kingsley
Muito teria a dizer sobre este filme. Toda a gente, sem excepção, deveria ver pelo menos uma vez na vida. 

OBRIGATÓRIO.

NOTA: 5/5

1 comentário:

  1. Para mim, é a obra-prima maior do Spielberg. É o melhor filme de Spielberg, mais uma vez colocando como motor o lado horrível da guerra.
    E a menina que aparece colorida ao longo do filme no preto-e-branco confere-lhe uma dimensão admirável e marcante.
    10/10 Excelente!

    ResponderEliminar