quinta-feira, 1 de março de 2012

Ciclo Oscar - Slumdog Millionaire (2008)


Tanta crítica que este filme levou, nomeadamente depois de ter arrecadado uma série de Oscares, entre eles o de Melhor Filme. O que é certo, é que o filme é mesmo bom.
Não se pense que é um típico filme de Bollywood, porque não o é. E eu sei do que falo, pois cresci a ver os famosos filmes indianos. E houve uns que me ficaram na memória como Bobby ou o clássico Passado Inesquecível. Slumdog não é um filme típico mas tem lá elementos do cinema indiano:
- a história dos irmãos que crescem, e um fica do lado dos bons (Jamal) e outro no lado dos maus (Salim);
- a cena do comboio, em que perdem de vista Latika (esta cena então é tirada a papel químico do já referido Passado Inesquecível, assim como a história dos irmãos que se separam);
- a história de amor (se bem que isso seja um tema universal).
Já agora, porque é que criticaram tanto o filme por se aproveitar tanto da miséria da Índia? Que eu saiba, esta é uma forma de chocar consciências, e o cinema pode ser uma forma de despertar para a realidade.
O único senão que encontro no filme foi o facto da última questão do concurso ser tão fácil. Bem sei que numa cultura diferente da ocidental, esta poderá não ser tão óbvia, mas mesmo assim... Contudo, isso não me incomoda porque foi uma ótima maneira de terminar o filme.
E já agora, a cena dos créditos finais com a dança é muito engraçada!

NOTA: 4,5/5

1 comentário:

  1. Acho que o problema do filme é mais ou menos este: distorcer uma realidade dura para servir um conto de fadas, acabando por parecer superficial e falso no retrato dessa realidade e por ser cliché e demasiado mecânico na história escolhida, usando sentimentalismo excessivo, simbolismo barato e paralelismos óbvios demais para serem credíveis, tapando muitos plotholes pelo caminho. Puro kitsch.

    ResponderEliminar