segunda-feira, 26 de março de 2012

The Hunger Games (2012)


Quando comecei a ouvir falar de Os Jogos da Fome, confesso que fiquei apreensivo, pelas comparações que faziam com Twilight! Sinceramente depois de ler pouco há comparar entre as duas obras e filmes. Quem me conhece sabe que ODEIO os filmes dos "vampiros" (até é pecado chamar aquilo de vampiros).
Mas lá comprei o Livro I da Suzanne Collins e fui lendo, lendo! E lá consegui acabar de ler no dia em que vi o filme. Nunca gostei muito disso mas é impossível: não consegui ver o filme sem ter presente o livro na minha cabeça. Estar sempre a pensar: isto não se passou assim, o realizador mudou isto, etc. 
O filme, enquanto adaptação, é bastante fiel. Claro que existiram mudanças, normalmente para melhor, cortes de coisas que eram mais supérfluas. 
O conceito não é totalmente original: um grupo de jovens é colocado num espaço amplo mas fechado e lutam até à morte, até sobrar um vencedor. Isso já acontecia de forma soberba em Battle Royale
Tecnicamente o filme está ótimo. O realizador Gary Ross optou muitas vezes pelo handy-cam, o que para alguns poderá tornar cansativo. Na minha opinião esta técnica envolve mais o espectador.
Já no elenco temos mesmo de destacar a talentosíssima Jennifer Lawrence. A moça que cativa tudo e todos com a sua rudeza. 
No geral é uma visão/crítica sobre o mundo atual, o voyeurismo, o totalitarismo, etc.

NOTA: 4 ou 4,5 / 5

Sem comentários:

Enviar um comentário