E 15 anos depois de estrear nas salas, eis que a versão 3D está aí. E eu tinha mesmo de voltar à sala para uma revisitação (nem sei se esta palavra existe). Titanic continua na minha lista de "filmes da minha vida". É simples, é tudo tão bom que tinha de lá estar. Da história pouco há dizer. Já toda a gente do mundo "civilizado" deve ter visto o filme.
Poucas são as histórias de amor no cinema moderno que me fizeram arrebatar. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet protagonizam uma daquelas histórias, que apesar do seu final trágico, já não se fazem. Um pouco à semelhança de Casablanca (sim eu estou a comparar os dois filmes). O destino não os deixa terminar juntos. Enquanto Bogart e Bergman teriam sempre Paris ("We'll always have Paris" diz a certa altura Humphrey Bogart), o casal aqui teria sempre esta viagem inesquecível (quase que poderiam encaixar lá no meio qualquer coisa como "We'll always have the Titanic"). E Winslet e DiCaprio nasceram para fazer este filme.
Depois, Cameron tem uma preocupação com o detalhe que pouco se vê por aí.
O acompanhamento das cenas com a banda sonora (e não estou a falar da música da Céline Dion) faz tocar o coração, mesmo o dos mais insensíveis.
Se o casal protagonista está impecável, o que dizer do elenco secundário. Billy Zane (o mau da fita), Gloria Stuart (como a ternurenta Rose idosa), Kathy Bates (a nova rica), Bernard Hill (o velho capitão), Victor Garber (como o sensato Mr Andrews), etc etc..
Sobre esta versão 3D, não há muito a dizer. Mais uma forma de sacar uns cobres, mas vale a pena, quanto mais não seja para ver as maminhas da Kate Winslet em 3 dimensões.
NOTA: 5/5
NB - sou só eu, ou a primeira aparição da Winslet não faz lembrar a primeira aparição de Grace Kelly em Janela Indiscreta?
[SPOILER]O Jack morreu desta vez, ou o Cameron deu uma de George Lucas? :-P [/SPOILER]
ResponderEliminarSPOILER: pois, o Cameron não mudou nada no filme! Pelo menos está como me lembro! e o Jack ficou mesmo morto debaixo do oceano! a menos que o descongelem, como vi uma vez num trailer falso numa suposta sequela do Titanic!
ResponderEliminar:D Eu sei, ele só mudou as estrelas do céu nocturno para corresponderem ás posições reais de 1912 :) e eu adoro esse trailer falso! LOL
ResponderEliminarPor acaso essa das estrelas não sabia, mas lá está, só me dá ainda mais razão: existe uma preocupação com o detalhe, como não há muito no cinema.
ResponderEliminarNem mais! A noticia: http://www.telegraph.co.uk/culture/film/9179446/Wrong-stars-force-Titanic-3D-scene-to-be-reshot.html O astrónomo Neil deGrasse Tyson mandou-lhe o recado por e-mail a dizer que as estrelas estavam "erradas" :D Isto é que é perfeccionismo!
ResponderEliminar