terça-feira, 16 de abril de 2019

INVADERS FROM MARS (1953 vs1986)


Filmes de ficção-científica dos anos 50: curto bué. Se bem que só nasceria 3 décadas depois. Desta vez deu-me para ver um que nunca tinha visto, o Invaders From Mars, e logo de seguida o seu respectivo remake. Por isso, hoje algo um pouco diferente do que tenho feito aqui (que é nada, ultimamente), um pequeno confronto entre original e remake. Qual o melhor.

ELENCO SECUNDÁRIO

Aqui vou dar empate. Nenhum se destaca por ser muito bom ou muito mau.. 

ACTOR PRINCIPAL - O PUTO


No remake, o personagem de David (Hunter Carson) tem a capacidade de irritar uma pessoa cada vez que está no ecrã. Consegue estragar o filme. Já no original, esse dom da irritação não está tão presente. 
1 - 0 para o original.

VILÃO


No original o marciano é uma cabeça azul com uns tentáculos. No remake, parece uma cabeça agarrada a uma grande língua que sai do buraco do cú. Só por causa disso, vantagem para o remake.
1 - 1

EFEITOS ESPECIAIS


Em ambas as versões recorre-se aos efeitos práticos, no entanto, e à semelhança dos similares dos anos 50, os extra-terrestres mais não são que homens de pijama da Primark, daqueles que vestem o corpo todo. 

1 - 2, vantagem do remake.

BANDA SONORA

O remake não tem grande coisa que se destaque. O original faz uso de coros com efeito dissonante e isso é bem porreiro.

2 - 2

EXECUÇÃO

Ambos seguem mais ou menos a mesma linha. Começam como filmes mais locais para depois partirem para uma maior escala. Isso traduz-se no envolvimento das instituições governamentais como a NASA (remake), o Pentágono, etc. Muitas teorias da conspiração. 
O original, apesar de tudo, vai mais directo ao assunto. Um filme de 1h20 é curto, mas mesmo assim tem muitas cenas de exposição e explicação para as merdices científicas. E usam imagens de arquivo de guerra, creio que reais. Ainda assim consegue manter-se o interesse pela história.
No remake há uma questão que me incomodou. O personagem principal é um puto de cerca de 10/12 anos em que quase ninguém acredita. A única pessoa que acredita é a enfermeira da escola que o vai acompanhar na aventura. No entanto a relação entre os dois deixa uma pessoa bastante desconfortável. Só faltava começarem aos amassos e a dar grandes linguadões. Façam o exercício de colocar uma miúda no lugar do puto e um homem no lugar da enfermeira, e deixa logo de ser aceitável.

3 - 2 para o original.

FINAL DO FILME

Em ambos os filmes, optaram por deixar em aberto. Terá sido tudo um sonho premonitório do puto? Será que está numa situação de déjà vu, e vai viver como o Bill Murray no Groundhog Day?

Aqui dou o empate, se bem que o remake poderia ter arriscado em fazer algo diferente.

CONCLUSÃO

Aqui o caso clássico do original ser melhor que o remake. Apesar de ser um filme banal de ficção científica "à la anos 50", conseguiu ir mantendo-me interessado ao longo do filme. E não teve nada que me incomodasse.




Sem comentários:

Enviar um comentário