Normalmente os grandes filmes têm excelentes vilões. Há sempre aqueles que mais nos marcaram. Em muitos filmes, vilão e herói estabelecem relações em que ambos são quase inseparáveis por algum motivo.
Não sei porquê, um destes dias comecei a pensar nisso mesmo. Há filmes em que essa relação é especial. E não estou a falar de relações especiais como há na adolescência, do género de amizades coloridas.
Por alguma razão, lembrei-me destes filmes. Não se trata de nenhum top em especial. Não há ordem nem preferência. São apenas alguns filmes que me marcaram e em que o bom e o mau da fita se complementam (é possível que daqui a umas horas me tenha lembrado de outros exemplos).
- JOKER / BATMAN in The Dark Knight (2008) de Christopher Nolan
A cena do interrogatório ao Joker bastaria para a incluir nesta lista. Parece que houve ali algum improviso do Bale e do Ledger.
- JOHN MCLANE / HANS GRUBER in Die Hard (1988) de John McTiernan
A partir do momento em que Hans Gruber se faz passar por vítima. Alan Rickman é mesmo um actor do caralho.
- SEAN ARCHER / CASTOR TROY in Face/Off (1997) de John Woo
Adoro ver o Travolta quando fica na pele de vilão. E depois a cena em que o John Travolta visita o Cage na prisão é tão boa!!!
- DARTH VADER / LUKE SKYWALKER in The Empire Strikes Back de Irvin Kershner
Pai e filho lutam. Um é o maior vilão do universo. O outro é aspirante a Jedi. Tinha de estar aqui na lista.
- VINCENT HANNA / NEIL MCCAULEY in Heat (1995) de Michael Mann
O melhor exemplo desta lista. Herói e vilão mal se cruzam. De Niro tem uma prestação como o "mau da fita" que nos leva a torcer por ele. Magistral.
- NORMAN BATES / MARION CRANE in Psycho (1960) de Alfred Hitchcock
Apenas conversam durante uma cena. Depois o Bates faz dela um afiador de facas.
- FREDDY KRUEGER / NANCY THMPSON in Nightmare on Elm Street (1984) de Wes Craven
Krueger atormentou Nancy durante 3 filmes. Filmes que serviram para que estes fossem inseparáveis. Curiosamente são os melhores filmes da saga.
- HANNIBAL LECTER / CLARICE STARLING in The Silence of the Lambs (1991) de Jonathan Demme
"Hello Clarice". As conversas entre ambos separados por um vidro ficaram na história.
- ANNIE WILKES / PAUL SHELDON in Misery (1990) de Rob Reiner
Um está agarrado à cama, a outra é uma tarada obcecada por uma colecção de livros.
Sem comentários:
Enviar um comentário