Depois de 3 meses de pausa, eis-me de volta. E vou começar por mais um ciclo. Depois de ter dedicado tempo a Steven Spielberg, vou agora debruçar-me no "louco" (epa, desculpem mas tem cara de maluco) Tim Burton. Adorado por muitos, realizou uma série de filmes que são autênticos clássicos do cinema moderno. Vou apenas "analisar" ao meu estilo simples e directo as longas-metragens que realizou e não as que produziu. À semelhança do que tinha feito com Spielberg, irei fazer essa análise de forma cronológica, começando em 1985 até este ano de 2012.
- A Grande Aventura de Pee Wee
- Beetle Juice
- Batman
- Eduardo Mãos de Tesoura
- Batman Regressa
- Ed Wood
- Marte Ataca
- Sleepy Hollow
- O Planeta dos Macacos
- Big Fish
- Charlie e a Fábrica de Chocolate
- A Noiva Cadáver
- Sweeney Todd
- Alice no País das Maravilhas
- Dark Shadows
- Frankenweenie (este apenas de o chegar a ver este ano)
E há por aí favoritos?
O meu favorito tanto dele como, bem, de sempre, é o Ed Wood! Estou desejoso que fales desse!
ResponderEliminarTambém gosto do Sweeney Todd, Eduardo Mãos-de-Tesoura, Batman, Marte Ataca e o Sleepy Hollow. Bem gosto de todos mas esses são os meus favoritos. Só não vi o Big Fish mas tenho ali o dvd para um dia destes.
Estarei atento ao Ciclo!
O Big Fish merece prioridade no que tens para ver! Força aí!
EliminarNão sei se já alguma vez te disse, mas mais do que gostar do Burton como realizador, gosto dele enquanto pessoa talentosa e venero os universos que ele cria. É um tipo de "gótico encantado" que me fascina.
ResponderEliminarGosto de quase tudo, os detalhes, as personagens, roupas, cenários, som. Fico sempre tão encantada com o visual que ignoro o resto.
A escolher um... Eduardo Mãos de Tesoura
Por acaso já conhecia esse teu fascínio pelos universos criados pelo Burton! É realmente um gótico bonito, quase saído daqueles impressionistas do início do século!
EliminarÉ como eu, gosto sempre mais, e invariavelmente, do universo criado por Burton, do que propriamente do filme em si, da filmagem ou até do argumento. Mas no fim acabo por elogiar o senhor, porque ser diferente, único e sobretudo autêntico, não é para todos.
ResponderEliminarOs meus preferidos são o Big Fish e o Eduardo Mãos de Tesoura, muito embora ainda me faltem ver alguns.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo