segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CAPTAIN AMERICA / AVENGERS: CIVIL WAR (2016)


E começa assim a chamada "Phase 3" da Marvel Cinematic Universe (MCU). No entanto, este parece ser um filme de final de ciclo, em vez de início. Mas isso sou eu que não percebo nada desta saga e deste universo. 
Antes de mais, o título. Porque raio se chama "Capitão América" se estão ali todos os Avengers e mais alguns (à excepção do Thor e do Hulk)? Sim, eu percebo que a história segue um pouco os eventos do Winter Soldier, com o enredo que envolve o Bucky Barnes, mas caramba, também sucede a todos os eventos anteriores e ainda por cima mete todos os Vingadores. Mas isso é um preciosismo meu. Não vou falar mal (e bem) do filme por causa do título. São opções que os entusiastas do universo Marvel perceberão melhor que eu. E se a opção foi essa, deverão ter a sua razão para tal. 
Mas esse facto complica-me a análise. Não gosto nem mais nem menos do filme, mas se por um lado acho este filme o pior da trilogia Captain America, por outro, acho o melhor filme da trilogia Avengers (se é que me faço entender). Ah, e lá por achar que é o pior do Capitão América, não quer dizer que ache um mau filme. 

O filme até pode ser facilmente resumido: depois de todos os conflitos dos anteriores filmes, as Nações Unidas acham que os Vingadores são importantes para a manutenção da paz no planeta mas que devem ser "contidos, ou seja, deverão deixar de ser uma organização privada e só poderão agir quando e onde a ONU entender. Dentro da equipa surgem duas facções: O Tony Stark concorda com esta "imposição". Do outro lado está o Steve Rogers que não está totalmente de acordo com isso. 

O maior problema do filme é todo o sub-enredo. Há ali vilões, que a bem dizer já nem me lembro bem quem são (e só vi o filme há dois dias). E depois toda a história com o Bucky Barnes, que é uma espécie de catalisador de toda a trama que vemos nos trailers, nomeadamente, a luta entre Iron Man de um lado e do Captain e Bucky do outro. 
Para mim, isso é um problema: é demasiada coisa a acontecer. 

Mas vamos lá aos pontos positivos do filme, que ainda são alguns.
- A forma como o conflito entre os dois lados da barricada é contado está muito bom. Confesso que antes de ver o filme, sempre pensei que iria estar do lado do team-Captain. Acontece que as coisas são contadas de tal forma que é impossível tomar partidos. Conseguimos entender as razões de ambas as partes e isso torna a famosa cena do aeroporto ainda mais emocionante. 
- Em última análise acaba por ser um filme sobre a amizade com o Steve Rogers no centro das atenções. Por um lado deve fidelidade ao grupo, mas por outro, Bucky é quem quer salvar (aqui eu percebo por que razão está "Captain America" no título).
- Gostei de ver o lado mais contido, mais humano e menos egocêntrico do Tony Stark, o que ajudou a que pudesse torcer (também) por ele.
- Se no filme anterior dos Avengers, havia cenas de acção muito más, com péssimo CGI, aqui isso não acontece. Aquela cena no aeroporto está muito boa porque conjuga quase sempre bem o CGI com o "stunt-work" ou trabalho dos duplos. E depois foi positivo terem juntado pitadas de humor nas lutas. Algumas one-liners caíram muito bem. Foi um autêntico Royal Rumble (os fãs de wrestling deverão entender o termo).
- Dos Avengers "secundários", destaque para o Ant-Man. Não me lembrava que se podia tornar gigante. As cenas com ele são sempre boas pois tem a vantagem visual do encolhimento, o que dá boas imagens.


Do lado negativo, além da história do sub-plot (que é importante), mais uns apontamentos:
- A introdução de novos personagens/ heróis, que pareceram metidas a pontapé. O Black Panther caiu ali de pára-quedas. Mas curti muito o fato dele. E acho que deve dar um bom filme a solo.
- A introdução do Spider-Man pareceu um fan-service. O Homem Aranha é (creio eu) o super-herói mais querido da Marvel, e como só agora conseguiram os direitos cinematográficos, acharam por bem enfiá-lo neste filme. É certo que não está em cena muito tempo, mas confesso que me pareceu desenquadrado. Ah, mas acabei por gostar das cenas com ele, só que não achei que coincidissem com o resto do filme. Ah, mas a tia May (Marisa Tomei) é uma autêntica milf, que vai acrescentar muito ao filme que aí vem do Peter Parker

Nota final: sempre fui crítico da maioria dos filmes da MCU. Continuo a ser. No entanto, tenho-os achado melhores, apesar de achar que se levam demasiado a sério. Percebo o fascínio pelos filmes, mas acho que esse fascínio é na generalidade das pessoas que já conheciam todo o universo das bandas-desenhadas. Eu vejo os filmes como alguém que não conhece praticamente nada do material de origem, e para quem o género não é o preferido.

TOP MCU até ao momento:

3º Captain America: The Winter Soldier
4º Ant-Man
Captain America: Civil War
7º Thor
9º Iron Man
13º Iron Man 2

(Próximo filme: Doctor Strange. Mais uma introdução a outro herói. É impressão minha, ou alguns vão ter de começar a morrer para dar lugar a outros?)

Sem comentários:

Enviar um comentário