sexta-feira, 17 de junho de 2016

TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES (trilogy)


Tartarugas Ninja. São tartarugas e são ninjas. Há algo mais absurdo que isto? É capaz de haver, mas imagino o que iria na cabeça do criador quando se lembrou que o que era giro era fazer umas tartarugas mutantes que seriam ninjas. Assim à primeira vista, é coisa para ser gozado. Mas o que é certo é que esse senhor acertou na mouche. Criou as bandas desenhadas, e a partir daí esses seres conquistaram o mundo. 


Para a minha pessoas, eu era fã. Nos anos 80/90 gostava dos desenhos animados apesar de nunca ter pegado num livrinho delas. Para mim os livros eram os da Turma da Mónica e do Tio Patinhas. Mas via os desenhos animados, apesar de não ser o maior fanático da série. Mas no entanto, andava eu na escola primária, e aparece assim do nada um filme em acção real das Tartarugas. Sim, era do nada, porque na altura internet era coisa ao nível da ficção científica. O mais próximo que eu tinha estado de um computador, era do meu Spectrum. Era um jovem pouco informado. O que é certo é que eu via filmes. E quando vi o primeiro filme das Tartarugas Ninja, era a melhor coisa que alguma vez se tinha feito. O MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS. E não estou a exagerar. Na altura eu não tinha adjectivos para descrever o quão bom era o filme. Para mim era sinónimo de PERFEIÇÃO. Ai a velhinha VHS que se deve ter gastado de tanto passar. Sim, porque se me perguntarem alguma coisa dos dois primeiros filmes, eu sei aquela merda de trás para a frente. 
Hoje já sou adulto de mais de 30 anos. Já vi muito cinema bom. Já vi muito cinema de merda. Estudei. Sou uma pessoa informada que até vê as notícias. Mas sabem de uma coisa? Ainda hoje, em pleno 2016, sou capaz de ver estes filmes com o mesmo prazer que via quando era um puto de 10 anos. Sim, para mim os filmes (principalmente o primeiro) continuam a ser perfeitos. E são perfeitos porque não mudava ali nada. São perfeitos porque continuo a ver os filmes com os olhos do mesmo puto que vibrava com o Leonardo (o meu preferido). Não preciso de ver os filmes com olhar imparcial, porque o cinema não é isso (deixo isso para os críticos). Não tenho de ver o filme e estar atento aos defeitos. Vejo estes filmes com os olhos do puto de 10 anos porque foi assim que os vi pela primeira vez e é assim que me faz feliz ver. E falo mesmo da felicidade mais pura. A felicidade que dura 90 minutos de filme, mas que nessa hora e meia volto a ser o puto tímido que era e que desejava ser o Keno do segundo filme, para poder ser amigo das Tartarugas.



A trilogia serviu também de pretexto para uma conversa animada. Três homens adultos a conversar com um entusiasmo pouco visto e a cantar o Ninja Rap. Foi no VHS e pode ser visto aqui. Passem por lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário